Capital social e redes sociais : a relevância do uso do twitter por empresários
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Date
2011Author
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Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
As redes sociais virtuais são grupos de pessoas e organizações integrados a partir das ferramentas da internet. Nesse ambiente, todos os indivíduos inseridos conquistaram a possibilidade de gerar conteúdo, opinar sobre qualquer assunto ou pessoa, e de se relacionar, podendo afirmar, aumentar ou até mesmo desgastar sua imagem. O presente trabalho analisa as características da comunicação de personalidades conhecidas, com poder de influência, que já utilizam outras mídias com o objetivo de verifi ...
As redes sociais virtuais são grupos de pessoas e organizações integrados a partir das ferramentas da internet. Nesse ambiente, todos os indivíduos inseridos conquistaram a possibilidade de gerar conteúdo, opinar sobre qualquer assunto ou pessoa, e de se relacionar, podendo afirmar, aumentar ou até mesmo desgastar sua imagem. O presente trabalho analisa as características da comunicação de personalidades conhecidas, com poder de influência, que já utilizam outras mídias com o objetivo de verificar qual o nível de participação do Twitter no processo de acúmulo de capital social e sua relevância na manutenção da imagem e suas marcas. Para tanto, foram utilizadas como objeto de estudo as contas do Twitter de João Doria Jr., Eike Batista e Roberto Justus que utilizam essas redes para realização de estratégias de comunicação, a fim de verificar seu comportamento no site de redes sociais Twitter. A análise do gerenciamento do capital social e da imagem no ciberespaço foi realizada por meio da netnografia como metodologia de pesquisa. Constatamos que, apesar de uma ferramenta de muito potencial, o Twitter não desempenha papel relevante no acúmulo de capital social e manutenção da imagem. As interações off-line, e a utilização das mídias tradicionais contribuem mais e são utilizadas de forma mais inteligente para obtenção de resultados. Mesmo com a adesão da mídia virtual e as redes sociais on-line, as estratégias de comunicação ainda são pouco exploradas e não se mostram determinantes. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
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