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dc.contributor.advisorCunha, Antônio Carlos Borgespt_BR
dc.contributor.authorGubert, Priscila Medinapt_BR
dc.date.accessioned2011-09-06T06:01:35Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31669pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma reflexão sobre a memória do processo composicional e uma análise das características apreendidas pela consciência da compositora, através da música. As composições, que são o principal objeto de reflexão neste memorial, tiveram como premissa estética o conceito de sombra, o qual inspirou as tomadas de decisão. O procedimento primordial, para a elaboração das peças, constitui-se a partir da ação, a qual é tomada como ponto de partida para a caracterização e a identidade expressiva da composição, fundamentalmente relacionada à performance. A análise é amparada pela Fenomenologia da Música, em autores como Schutz (1976) e Clifton (1976), e se concentrou nas temporalidades encontradas nas composições, valendo-se das proposições de Kramer (1988), acerca dos tipos de passagem do tempo (Tempo Linear e Tempo Não-Linear). Estes tipos são relacionados aos objetos ideais do pensamento da autora, especialmente aqueles originados na experiência musical. Imagens e sonoridades integram uma moldura de referência que agrupa os conteúdos da memória. Desta forma, sonoridades, ações e memórias, são tomadas como aspectos constituintes do fenômeno musical e composicional.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a reflection on the memory of the compositional process and an analysis of the characteristics apprehended from composer’s consciousness, through the music. The compositions, which are the main object of reflection in this memorial, had the concept of shadow as its aesthetic premise, which inspired the decision-making. The fundamental procedure for the preparation of compositions, it constitutes from the action, which is taken as a starting point for characterizing the composition and the musical identity, mainly related to performance. The analysis is supported by Phenomenology of Music, from authors like Schutz (1976) and Clifton (1976), and is focused on temporalities found in music, using the Kramer (1988) propositions about the kinds of time (Linear Time and Nonlinear Time). These kinds are related to ideal objects of autoress’ thought, especially those originated in musical experiences. Images and sonorities are members of a frame of reference that groups the memory contents. Thus, sonorities, memories and actions are taken as aspects that constitute the musical and compositional phenomenon.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCompositional proceduresen
dc.subjectComposição musicalpt_BR
dc.subjectMusical timeen
dc.subjectTempo musicalpt_BR
dc.subjectPhenomenology of musicen
dc.titleA Sombra do Porvir : a fenomenologia em um processo de composição e ação musicalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000780570pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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