Matemática Financeira : juros simples e compostos no ensino fundamental
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Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Neste trabalho são apresentados e analisados alguns resultados da proposta de ensino e aprendizagem, desenvolvida com alunos de 8ª série, da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Carlos, na cidade de Sapiranga, relativa ao conteúdo de Matemática Financeira. Essa prática, fundamentada na Teoria da Engenharia Didática, foi realizada de forma contextualizada, com recursos de planilha eletrônica, construção gráfica e vídeo. Na primeira fase, os alunos responderam um questionário de investigaçã ...
Neste trabalho são apresentados e analisados alguns resultados da proposta de ensino e aprendizagem, desenvolvida com alunos de 8ª série, da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Carlos, na cidade de Sapiranga, relativa ao conteúdo de Matemática Financeira. Essa prática, fundamentada na Teoria da Engenharia Didática, foi realizada de forma contextualizada, com recursos de planilha eletrônica, construção gráfica e vídeo. Na primeira fase, os alunos responderam um questionário de investigação e assistiram a um vídeo, para familiarização do conteúdo. Na segunda etapa, no laboratório de informática, resolveram problemas, que incluíam construção e análise de gráficos. Na terceira etapa, os alunos foram convidados a elaborar uma situação-problema do dia a dia, aplicando os conhecimentos adquiridos e usando recursos tecnológicos. Observo também, que os autores Kessler e D'Aquino, com suas contribuições no campo da matemática financeira e da educação, em geral, foram um suporte muito importante para o desenvolvimento do TCC. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
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