Modelagem Matemática na Educação de Jovens e Adultos
dc.contributor.advisor | Sant'Ana, Alvino Alves | pt_BR |
dc.contributor.author | Dornelles, Ewerton Fraga | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-09-03T06:01:33Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/31618 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem direcionada à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e analisa as potencialidades do ensino que parte dos conhecimentos prévios dos alunos. As vivências dos alunos são os materiais empíricos para gerar os conceitos matemáticos. O conhecimento cotidiano é praticado no meio social do qual o aluno se insere. Desta forma o saber não é extremamente individual e sim praticado na comunidade ou no grupo do qual o sujeito pertence. Este saber informal serve para o dia-adia, portanto existe um plano no qual este saber é válido, mesmo que este saber não corresponda ao um saber científico devidamente formal e verificado. O trabalho não se limita a encontrar uma forma de gerar conceitos matemáticos a partir das experiências dos alunos, mas apresenta também algumas implicações que esta prática diferenciada pode gerar. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work presents a proposal of teaching and learning directed to Educação de Jovens e Adultos (Brazilian´s program for youth and adults education - EJA), and examines the potential of teaching which begins in the prior knowledge of the students. The students’ experiences are the empirical material to generate the mathematical concepts. The everyday knowledge is practiced in the social environment from which the student is placed. So the knowledge isn’t extremely individual, but practiced in the community or group where the student belongs. This informal knowledge serve for the day-to-day, therefore there is a context in which this knowledge is valid, even if this knowledge does not correspond to a scientific knowledge properly formal and verified. This work does’t limit itself to find a way of generate mathematical concepts from the students’ experiences, but also present some implications of what this differentiated practice can generate. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Matemática : Ensino : Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Mathematical modeling | en |
dc.subject | Youth and adults education | en |
dc.subject | Professores : Formacao | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Informal knowledge | en |
dc.subject | Modelagem matemática | pt_BR |
dc.title | Modelagem Matemática na Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000784026 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Matemática (389)