Estudando a geometria de maneira mais significativa
dc.contributor.advisor | Notare, Márcia Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.author | Guder, Deise | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-09-02T06:02:05Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/31588 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente monografia apresenta um estudo sobre o ensino da Geometria e o desenvolvimento de uma prática pedagógica sobre esse tema, nos moldes de uma Engenharia Didática, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A escolha desse conteúdo foi motivada pelo fato de observar-se em nossas escolas, nos diferentes níveis de ensino, que os alunos apresentam conhecimentos deficientes e equivocados sobre esse assunto. Sabemos que a Geometria está presente nas mais diversas situações cotidianas, no entanto, está sendo esquecida nas escolas. Por isso, este trabalho buscou, através da pesquisa, identificar os motivos que podem ter levado a esse abandono da Geometria. Além disso, procurou-se desenvolver uma sequência didática mais rica e significativa para os estudantes, envolvendo alguns conteúdos básicos dessa área, realizando atividades com materiais concretos e lúdicos e fazendo o uso de mídias digitais (vídeos e um software). | pt_BR |
dc.description.abstract | This monograph present a study about the teaching of Geometry and the developed of a pedagogical practic about this subjetc using as a model a Didactics Engineering with students of the 8th year of Junior High School. The choose of these topic was motivated by the fact that is possible to observe in our schools, in the differents levels of teaching, that students present disabled and wrong knowledges about the subjetc. We know that Geometry is in the most several daily situations, however, it is beeing forgetten at schools. So, this monograph tried, through research, identify the reasons that could had taken to this abandonment of Geometry. Furthermore, it searched to develop a didactic sequence richest and significative for the students, envolving some basic subjetc of this area, performing activities with concrete and ludic materials using digital media (videos and a software). | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Geometry | en |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Mídias digitais | pt_BR |
dc.subject | Teaching | en |
dc.subject | Matemática : Ensino : Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Digital medias in education | en |
dc.subject | Engenharia didática | pt_BR |
dc.subject | Didactics engineering | en |
dc.subject | Professor : Formação : Matemática | pt_BR |
dc.title | Estudando a geometria de maneira mais significativa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000782630 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Exact and Earth Sciences (291)