Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNotare, Márcia Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorGuder, Deisept_BR
dc.date.accessioned2011-09-02T06:02:05Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31588pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia apresenta um estudo sobre o ensino da Geometria e o desenvolvimento de uma prática pedagógica sobre esse tema, nos moldes de uma Engenharia Didática, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A escolha desse conteúdo foi motivada pelo fato de observar-se em nossas escolas, nos diferentes níveis de ensino, que os alunos apresentam conhecimentos deficientes e equivocados sobre esse assunto. Sabemos que a Geometria está presente nas mais diversas situações cotidianas, no entanto, está sendo esquecida nas escolas. Por isso, este trabalho buscou, através da pesquisa, identificar os motivos que podem ter levado a esse abandono da Geometria. Além disso, procurou-se desenvolver uma sequência didática mais rica e significativa para os estudantes, envolvendo alguns conteúdos básicos dessa área, realizando atividades com materiais concretos e lúdicos e fazendo o uso de mídias digitais (vídeos e um software).pt_BR
dc.description.abstractThis monograph present a study about the teaching of Geometry and the developed of a pedagogical practic about this subjetc using as a model a Didactics Engineering with students of the 8th year of Junior High School. The choose of these topic was motivated by the fact that is possible to observe in our schools, in the differents levels of teaching, that students present disabled and wrong knowledges about the subjetc. We know that Geometry is in the most several daily situations, however, it is beeing forgetten at schools. So, this monograph tried, through research, identify the reasons that could had taken to this abandonment of Geometry. Furthermore, it searched to develop a didactic sequence richest and significative for the students, envolving some basic subjetc of this area, performing activities with concrete and ludic materials using digital media (videos and a software).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeometryen
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectMídias digitaispt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectDigital medias in educationen
dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
dc.subjectDidactics engineeringen
dc.subjectProfessor : Formação : Matemáticapt_BR
dc.titleEstudando a geometria de maneira mais significativapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000782630pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples