Proposta didática para aplicação prática do ensino da geometria espacial
dc.contributor.advisor | Trevisan, Vilmar | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, Luís Ricardo Pôrto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-09-02T06:01:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/31568 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo principal a aplicação prática para o ensino da Geometria Espacial, focalizando a forma dos sólidos geométricos na construção de um tanque para captação da água da chuva (cisterna). Para alcançarmos tal objetivo, fundamentamos teoricamente a escolha dos temas abordados: geometria e meio ambiente aplicando a metodologia da engenharia didática. Inicialmente, fizemos a apresentação dos personagens do trabalho e, logo em seguida, a descrição da forma como o trabalho foi desenvolvido, começando com a apresentação de elementos de sensibilização e motivação. Passamos então, a descrever a proposta de trabalho com a finalidade de introduzir um novo olhar sobre o ensino da geometria, oportunizando ao aluno a utilização de novas ferramentas que pudessem facilitar o processo ensino-aprendizagem e despertá-los para a necessidade de preservação dos recursos naturais de nosso planeta. Buscamos verificar, na prática, aplicações para os conteúdos trabalhados no 2º ano do Ensino Médio e, juntamente com a introdução das mídias digitais no cotidiano da sala de aula (utilização de softwares para desenvolver o projeto da cisterna), introduzir um novo olhar sobre a geometria, diminuindo a distância entre a matemática e o aluno. Finalmente, na análise dos resultados obtidos, fica claro que a escola é o melhor caminho para a plena conscientização e a efetivação de atitudes que revertam em favor da preservação do planeta. É fundamental desenvolver ações que estimulem isso, portanto a disciplina de matemática dá seu primeiro passo. | pt_BR |
dc.description.abstract | The main goal of the present work is the application of practical situations for teaching spatial geometry, focusing on the shape of geometric solids by building a tank to capture rainwater (cistern). To achieve this goal, we build a theoretical base for the choice of the topics discussed: geometry and environment. The methodology applied was didactic engineering. Initially, we made the presentation of the characters an the role of each part involved in the work, and soon after, the description of the way the work was done, starting with a motivation for a sense of awareness and then proceeded to describe the proposed work in order to introduce a new perspective on teaching of geometry, providing opportunities for students to use new tools that could facilitate the teaching-learning process and make them aware of the need to preserve natural resources of our planet. Our aim is to check in practice applications for the content worked in the 2nd year of high school, together with the introduction of digital media in everyday classroom (using software to develop the design of the cistern), leading to an attempt to introduce a new look in geometry, reducing the distance between mathematics and the student. Finally, after analyzing the results, it is clear that the School is the best way to full awareness and the improvement of attitudes in favor of preserving our planet. It is essential to develop actions that encourage these attitudes at School and the discipline of Mathematics takes its first step. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Spatial geometry | en |
dc.subject | Geometria espacial | pt_BR |
dc.subject | Matemática : Ensino : Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Environment | en |
dc.subject | Engenharia didática | pt_BR |
dc.subject | Preservation | en |
dc.subject | Professor : Formação : Matemática | pt_BR |
dc.subject | Software | en |
dc.subject | New technologies | en |
dc.title | Proposta didática para aplicação prática do ensino da geometria espacial | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000783250 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License