Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorTrevisan, Vilmarpt_BR
dc.contributor.authorPereira, Luís Ricardo Pôrtopt_BR
dc.date.accessioned2011-09-02T06:01:57Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31568pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo principal a aplicação prática para o ensino da Geometria Espacial, focalizando a forma dos sólidos geométricos na construção de um tanque para captação da água da chuva (cisterna). Para alcançarmos tal objetivo, fundamentamos teoricamente a escolha dos temas abordados: geometria e meio ambiente aplicando a metodologia da engenharia didática. Inicialmente, fizemos a apresentação dos personagens do trabalho e, logo em seguida, a descrição da forma como o trabalho foi desenvolvido, começando com a apresentação de elementos de sensibilização e motivação. Passamos então, a descrever a proposta de trabalho com a finalidade de introduzir um novo olhar sobre o ensino da geometria, oportunizando ao aluno a utilização de novas ferramentas que pudessem facilitar o processo ensino-aprendizagem e despertá-los para a necessidade de preservação dos recursos naturais de nosso planeta. Buscamos verificar, na prática, aplicações para os conteúdos trabalhados no 2º ano do Ensino Médio e, juntamente com a introdução das mídias digitais no cotidiano da sala de aula (utilização de softwares para desenvolver o projeto da cisterna), introduzir um novo olhar sobre a geometria, diminuindo a distância entre a matemática e o aluno. Finalmente, na análise dos resultados obtidos, fica claro que a escola é o melhor caminho para a plena conscientização e a efetivação de atitudes que revertam em favor da preservação do planeta. É fundamental desenvolver ações que estimulem isso, portanto a disciplina de matemática dá seu primeiro passo.pt_BR
dc.description.abstractThe main goal of the present work is the application of practical situations for teaching spatial geometry, focusing on the shape of geometric solids by building a tank to capture rainwater (cistern). To achieve this goal, we build a theoretical base for the choice of the topics discussed: geometry and environment. The methodology applied was didactic engineering. Initially, we made the presentation of the characters an the role of each part involved in the work, and soon after, the description of the way the work was done, starting with a motivation for a sense of awareness and then proceeded to describe the proposed work in order to introduce a new perspective on teaching of geometry, providing opportunities for students to use new tools that could facilitate the teaching-learning process and make them aware of the need to preserve natural resources of our planet. Our aim is to check in practice applications for the content worked in the 2nd year of high school, together with the introduction of digital media in everyday classroom (using software to develop the design of the cistern), leading to an attempt to introduce a new look in geometry, reducing the distance between mathematics and the student. Finally, after analyzing the results, it is clear that the School is the best way to full awareness and the improvement of attitudes in favor of preserving our planet. It is essential to develop actions that encourage these attitudes at School and the discipline of Mathematics takes its first step.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpatial geometryen
dc.subjectGeometria espacialpt_BR
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectEnvironmenten
dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
dc.subjectPreservationen
dc.subjectProfessor : Formação : Matemáticapt_BR
dc.subjectSoftwareen
dc.subjectNew technologiesen
dc.titleProposta didática para aplicação prática do ensino da geometria espacialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000783250pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem