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dc.contributor.advisorCarrion, Rosinha da Silva Machadopt_BR
dc.contributor.authorMacke, Janainapt_BR
dc.date.accessioned2011-08-19T06:01:42Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31177pt_BR
dc.description.abstractOs investimentos privados no campo da gestão social têm sido cada vez mais expressivos. A atuação das empresas está saindo de uma lógica de assistencialismo e voltando-se para o desenvolvimento de projetos sociais mais estruturados. Um dos aspectos a serem tratados na questão da responsabilidade social das empresas é a idéia de que as empresas poderiam resolver grande parte dos problemas sociais, uma vez que, são dotadas de competências gerenciais para tanto. Contudo, o problema do campo da gestão social é mais complexo do que meramente uma questão de gestão de recursos, sejam eles de que natureza for. Esta é uma afirmação chave para o presente estudo. Uma contribuição efetiva no campo social implica que empresas – e qualquer outro agente – direcionem suas ações para a promoção de capital social e, assim, contribuam para o desenvolvimento local. Dessa forma, buscando ampliar a discussão que cerca os programas sociais de empresas privadas, este estudo trabalha com duas abordagens, tendo como pano de fundo a produção de capital social: a Visão da Empresa e a Visão da Comunidade. O primeiro enfoque contempla as teorias da responsabilidade social corporativa e dos stakeholders e reflete as preocupações e o modo de agir da empresa, no que diz respeito ao equacionamento para os problemas sociais. Já o segundo, tem como enfoque a promoção do capital social e o desenvolvimento de uma comunidade cívica através de redes de compromisso social e, conseqüentemente, o desenvolvimento local sustentável. Assim, para o desenvolvimento desta pesquisa e atingimento dos objetivos propostos, identificou-se como mais adequada a abordagem qualitativa de cunho interpretativo com delineamento explanatório. O procedimento metodológico adotado foi o estudo de caso e, como principal técnica de análise de dados, foi utilizada a análise de conteúdo. Dessa forma, foram estudados os programas de responsabilidade social de empresas da região da Serra Gaúcha reconhecidas como socialmente responsáveis, analisando a contribuição destes para a geração ou fortalecimento do capital social das comunidades atingidas. Como principal resultado do estudo é apresentada a proposta de um novo quadro de referência para os projetos sociais de empresas privadas, quadro, este, construído a partir das respostas aos objetivos propostos. O estudo finaliza destacando as contribuições confirmadas pela literatura pesquisada, as contribuições discrepantes em relação à literatura pesquisada, pontos relevantes não abordados na literatura pesquisa, peculiaridades verificadas nas experiências no contexto da região em estudo, as contribuições metodológicas e as implicações para a prática no campo da gestão social.pt_BR
dc.description.abstractThe private investments in the field of social management have been each time more meaningful. The performance of the companies is coming out of assistencialism logic and turning around to the development of more structured social projects. One of the aspects to be dealt with regarding the social responsibility of the companies is the idea that the companies could solve most part of the social problems, as they are endowed with managing competence for that. However, the problem in the social management field is more complex than merely a question of resources management, no matter their nature. This is a key statement to the present study. An effective contribution in the social field implies those companies – and ay other agent – to lead their actions to the promotion of social capital and, therefore, contribute to the local development. That way, seeking to expand the discussion that surrounds the social programs of private companies, this study works with two approaches, having as a background the production of social capital: the Company View and The Community View. The first view considers the theories of corporative social responsibility and the stakeholders and it reflects the concerns and the way that the company acts, regarding the equationing to the social problems. The second, however, focuses on the promotion of the social capital and the development of a civic community through social commitment nets, and consequently, the maintaining local development. So, for this research development and to reach the proposed goals, the qualitative approach of interpretative approach with explaining design was identified as the most suitable. The methodological procedure adopted was the study case and, as main technique of data analysis, the contents analysis was used. That way, the programs of social responsibility of companies renowned as socially responsible from the region of Serra Gaúcha were studied, analyzing their contribution to the generation or strengthening of the social capital of the reached communities. As the main result of the study it is presented the proposal of a new board of reference for social projects of private companies, and this board was built from answers to the proposed goals. The study ends pointing out the contributions confirmed by the literature researched, the different contributions regarding the researched literature, relevant points not approached on the researched literature, peculiarities verified in the experiences in the context of the region in study, the methodological contributions and the implications to the practice in the social management field.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial managementen
dc.subjectResponsabilidade social corporativapt_BR
dc.subjectSocial capitalen
dc.subjectCapital socialpt_BR
dc.subjectLocal developmenten
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectGestão socialpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento localpt_BR
dc.titleProgramas de responsabilidade social corporativa e capital social : contribuição para o desenvolvimento local?pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000509647pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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