Competência informacional : um estudo de caso na biblioteca infantil do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms
Visualizar/abrir
Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Destaca conceitos relacionados à Biblioteca Escolar, seu surgimento no Brasil e funções na atualidade. Discorre também sobre o papel do bibliotecário e sua postura frente ás demandas na Biblioteca Escolar. Descreve o estudo de caso realizado na biblioteca infantil do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms, cujas atividades desen-volvidas ao longo de 3 semanas promoveram o desenvolvimento de competência informacional, com os alunos novos matriculados em 2011, com idades entre 7 e 10 anos. Foram rea ...
Destaca conceitos relacionados à Biblioteca Escolar, seu surgimento no Brasil e funções na atualidade. Discorre também sobre o papel do bibliotecário e sua postura frente ás demandas na Biblioteca Escolar. Descreve o estudo de caso realizado na biblioteca infantil do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms, cujas atividades desen-volvidas ao longo de 3 semanas promoveram o desenvolvimento de competência informacional, com os alunos novos matriculados em 2011, com idades entre 7 e 10 anos. Foram realizadas entrevistas com os alunos, antes e após a execução das atividades. A metodologia da pesquisa foi quantitativa. Verificou-se que a execução das atividades dirigidas na biblioteca da escola favorece o desenvolvimento da com-petência informacional para esta faixa etária. ...
Abstract
Emphasizes concepts related to school library, its appearance and functions in Brazil today. Also discusses the role of the librarian and their ra-Postu meet the demands in the school library. Describes the case study children's library in the Center for School Pastor Dohms, whose activities over 3 weeks promoted the development of information literacy, with new students enrolled in 2011, with age-ties between 7 and 10 years. Interviews were conducted with students before and after the implemen ...
Emphasizes concepts related to school library, its appearance and functions in Brazil today. Also discusses the role of the librarian and their ra-Postu meet the demands in the school library. Describes the case study children's library in the Center for School Pastor Dohms, whose activities over 3 weeks promoted the development of information literacy, with new students enrolled in 2011, with age-ties between 7 and 10 years. Interviews were conducted with students before and after the implementation of activities. The research methodology was quantitative. It was found that the implementation of activities directed at the school library fosters the deve lopment of information literacy for this age group. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
-
TCC Biblioteconomia (811)
Este item está licenciado na Creative Commons License