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dc.contributor.advisorHenkin, Heliopt_BR
dc.contributor.authorPagnoncelli, Alexandre Mirandapt_BR
dc.date.accessioned2011-08-06T06:02:38Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/30875pt_BR
dc.description.abstractA dissertação tem como objetivo analisar o caso da Gestão de OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais) em uma empresa operadora de planos de saúde (UNIMED RS), no contexto das condições sistêmicas e setoriais de competitividade e das escolhas estratégicas da empresa. Utilizando conceitos e esquemas analíticos de economia da estratégia, a dissertação procura mostrar como a gestão de OPME é importante para equacionar o trade-off entre custo e diferenciação, dada as escolhas estratégicas que caracterizam o posicionamento competitivo da UNIMED, no âmbito do setor de operadoras de planos de saúde e com as limitações impostas pelo agente regulador setorial. Os avanços na área de materiais médicos são impressionantes. A velocidade com que são lançados no mercado os novos materiais cirúrgicos (Órteses, Próteses e Materiais Especiais, OPME) é um reflexo da facilidade com que se tem acesso à informação nos dias de hoje. Estes materiais, são materiais de elevado custo, existem dúvidas quanto a sua efetividade e segurança para os beneficiários/pacientes e que acarretam um aumento geométrico dos custos das operadoras de planos de saúde que, devido ao controle rigoroso, governamental, não conseguem repassar esses custos aos seus beneficiários. O Sistema Unimed, identificando a necessidade de um processo estruturado que avalie a incorporação de novas tecnologias na área da saúde, e com o objetivo de manter o status da instituição como empresa que oferta aos seus beneficiários a melhor tecnologia médica disponível, criou a sua Câmara Técnica de Medicina Baseada em Evidências. Nesse contexto, este estudo aborda a experiência do Sistema Unimed com essa gestão e absorção de novas tecnologias.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of the dissertation is to analyze the administration of OPME (Ortheses, Prostheses and Special Materials) in a health care company (UNIMED RS), in the context of the systemic and sectorial conditions of competitiveness and of the strategic choices of the company. Using concepts and analytic outlines of the economy of the strategy, the dissertation seeks to show how important the administration of the OPME is for the trade-off between cost and differentiation, given the strategic choices that characterize the competitive positioning of UNIMED in the ambit of the section of Health Plans and with limitations imposed by the sectorial regulator agent. The progress in the area of medical materials is impressive. The speed that the new surgical materials (Ortheses, Protheses and Special Materials) are introduced in the market is a reflex of the easiness to access information nowadays. These materials are materials of high cost, and there is still doubt about the effectiveness and safety of these materials for the patients, besides there is a geometric increase of the costs of the Health Plans and due to the rigorous governmental control these costs cannot be passed to the beneficiaries. The Unimed System, aware of the need for a structured process that evaluates the incorporation of new technologies in the area of health, and with the objective to maintain its status as an institution that offers its beneficiaries the best medical technology available, created its own Technical Chamber of Medicine Based on Evidences. In this context, this study approaches Unimed's experience in this administration and the absorption of new technologies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCompetitive strategyen
dc.subjectUnimed Porto Alegre.pt_BR
dc.subjectSectorial and systemic competitive factorsen
dc.subjectPlanos de saúdept_BR
dc.subjectStrategic positioningen
dc.subjectEstratégia competitivapt_BR
dc.subjectOperational efficiencyen
dc.subjectEficiênciapt_BR
dc.subjectStrategy of differentiationen
dc.subjectEconomia da saúdept_BR
dc.subjectStrategy of costen
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleEstratégia competitiva e eficiência operacional : um estudo de caso no setor de operadoras de planos de saúde do Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000777250pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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