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dc.contributor.advisorSchmidt, Paulopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Fabio Cesar dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2011-08-06T06:02:25Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/30857pt_BR
dc.description.abstractA dissertação procura demonstrar a contribuição do Balanced Scorecard - BSC para o monitoramento da estratégia empresarial. Passando pela origem e evolução do sistema e o conceito segundo seus criadores Robert S. Kaplan e David P. Norton, que relatam que os sistemas de medição podem ser formados por um conjunto de indicadores que podem avaliar a eficiência e a eficácia do sistema medido. Esta ferramenta gerencial pode auxiliar a gestão estratégica sob quatro perspectivas: financeira, do cliente, dos processos internos da entidade e do aprendizado e crescimento, oferecendo um processo sistemático para implementar e obter feedback sobre a estratégia utilizada pela entidade, possibilitam ainda o estabelecimento de metas e o seu desdobramento para a análise crítica dos desempenhos, para a tomada de decisões e para o novo ciclo de planejamento onde as organizações realizarem mudanças em suas formas de gerenciar e funcionar através de indicadores desde que saibam escolher bem o que deve ser medido.pt_BR
dc.description.abstractThe dissertation seeks to demonstrate the contribution of the Balanced Scorecard - BSC for monitoring the business strategy. Through the origin and evolution of the system and the concept according to its creators Robert S. Kaplan and David P. Norton, who reported that measurement systems can be formed by a set of indicators that can assess the efficiency and effectiveness of the system measured. This management tool can assist in strategic management from four perspectives: financial, customer, internal processes and organization of learning and growth, providing a systematic process to implement and obtain feedback on the strategy used by the entity, yet allow the establishment of goals and its deployment to the critical analysis of performance, for making decisions and for the next planning cycle where organizations make changes in their ways to manage and operate through indicators since they know and choose what should be measured.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBalanced scorecarden
dc.subjectBalanced scorecardpt_BR
dc.subjectBusiness strategyen
dc.subjectDesempenho organizacionalpt_BR
dc.subjectEstratégia empresarialpt_BR
dc.subjectPlanningen
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectGoals indicatorsen
dc.subjectGestão estratégicapt_BR
dc.titleA dificuldade da implantação do balanced scorecard a luz da perspectiva financeirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000777467pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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