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dc.contributor.advisorFlorissi, Stefanopt_BR
dc.contributor.authorBergamaschi, Cristina do Carmo Postalpt_BR
dc.date.accessioned2011-08-05T06:01:26Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/30624pt_BR
dc.description.abstractA cada ano que passa o surgimento de novas empresas e a competitividade está mais dinâmica e complexa, o que dificulta a permanência das mesmas dentro do mercado competitivo, gerando assim preocupações e incertezas em relação ao futuro. Com esta conscientização, as empresas modernas devem estar baseadas na relação de manter o equilíbrio econômico, ambiental e social, ou seja, estabelecerem metas de desenvolvimento sustentável. O objetivo deste trabalho foi avaliar identificar e descrever a importância do desenvolvimento sustentável para que as empresas modernas se mantenham dentro de um mercado competitivo futuro. No qual se utilizou a empresa Bunge Brasil para ilustrar quais são as metas e critérios que devem ser avaliados através de indicadores de desempenho de sustentabilidade. O indicador que foi utilizado no estudo de caso foi o GRI, pois é um indicador que tem foco nas três dimensões de sustentabilidade e está direcionado para todos os stakeholders, onde as informações são públicas e está atualmente em um processo de padronização internacional de relatórios. O que se verificou é que as empresas estão cientes que devem ser sustentáveis e estão se preparando para se manterem no mercado competitivo, e caso suas ações não forem executadas corretamente podem levar a sua exclusão do mercado. A não exigência legal da divulgação de informações provavelmente pode estar ocultando a real situação de uma empresa, mesmo que os stakeholders tenham um papel fundamental em monitorar e participar da tomada de decisões das empresas. As empresas sabem da real necessidade de serem sustentáveis através da gestão de responsabilidade social corporativa, ou seja, estarem levando bem estar para toda a sociedade, gerando ganhos financeiros, bem como preservar o meio ambiente para que desta forma alcancem o desenvolvimento sustentável e se mantenham integradas dentro de um mercado competitivo futuro.pt_BR
dc.description.abstractWith each passing year, the uprising of new companies and the competitiveness among them become more dynamic and complex. These factors obstruct the permanence of such companies in the competitive market, creating, thus, anxieties and doubts about the future. With this awareness, modern companies must be based on maintaining economical, environmental and social balance, i.e., companies must establish sustainable development goals. The objective in this work is to evaluate, identify and describe the importance of sustainable development so that modern companies can keep themselves in a future competitive market. I used as the example the Bunge Brasil company, to illustrate the goals and criteria to be evaluated through sustainability performance indicators. The indicator used in the study was the GRI indicator, since it focuses on the three sustainability dimensions and since it is directed to all stakeholders; where information is public and also because the indicator is currently going through a process of international standardization of reports. I have observed that companies are aware they must be sustainable, and that they are getting ready to maintain themselves in the competitive market. They also know that, if their actions are not correctly carried out, they may be excluded from the market. Not legally requiring the disclosure of information may be the reason why the real situation of a company remains obscure, even if the stakeholders have a fundamental role in monitoring and participating in the companies’ decision-making process. Companies are aware of the real necessity of being sustainable through management of corporate social responsibility, that is, of providing well-being to society, obtaining financial profits as well as preserving the environment in order that they can achieve sustainable development and keep themselves integrated in a future competitive market.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSustainability performance evaluationen
dc.subjectBunge Alimentos S.A.pt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectCompetitivenessen
dc.subjectEmpresapt_BR
dc.subjectSustainable developmenten
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectCorporate social responsibilityen
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectStakeholdersen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleO desenvolvimento sustentável e a empresa moderna : o caso da Bunge Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000764725pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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