Checklist da rotina compartilhada e envolvimento entre família-escola : versões reduzidas e evidências psicométricas
Visualizar/abrir
Data
2025Autor
Tipo
Outro título
Checklist of shared routines and family-school involvement : shortened versions and psychometric evidence
Lista de verificación de rutinas compartidas e implicación familia-escuela : versiones reducidas y evidencias psicométricas
Assunto
Resumo
O objetivo deste estudo foi desenvolver versões reduzidas de um instrumento de checklist da rotina compartilhada e envolvimento entre família-escola, uma sob a perspectiva de mães e outra dos professores brasileiros, e verificar as evidências de fidedignidade e validade das novas versões. Na versão para mães/pais/responsáveis, participaram 302 mães de crianças que frequentavam entre 1º e 8º ano do Ensino Fundamental (EF) em escolas públicas. Na versão para professores, participaram 40 professor ...
O objetivo deste estudo foi desenvolver versões reduzidas de um instrumento de checklist da rotina compartilhada e envolvimento entre família-escola, uma sob a perspectiva de mães e outra dos professores brasileiros, e verificar as evidências de fidedignidade e validade das novas versões. Na versão para mães/pais/responsáveis, participaram 302 mães de crianças que frequentavam entre 1º e 8º ano do Ensino Fundamental (EF) em escolas públicas. Na versão para professores, participaram 40 professores do EF também de escolas públicas, compondo uma amostra total de 177 famílias avaliadas. Ambas as versões reduzidas do instrumento apresentaram índices de fidedignidade (KR-20) aceitáveis, assim como evidências de validade. Observaram-se associações entre graus de rotina compartilhada e envolvimento pais-escola com o ano escolar e nível de escolaridade materna. O refinamento psicométrico do checklist e desenvolvimento das suas versões reduzidas possibilitam a ampliação de parâmetros objetivos sobre rotina compartilhada e envolvimento entre família-escola no país, o que, por sua vez, direcionaria focos principais de investimentos por parte das diferentes esferas envolvidas com a Educação Básica. ...
Abstract
The study aimed to develop shortened versions of a checklist instrument for shared routines and family-school involvement, one from the perspective of mothers and another from the perspective of Brazilian teachers, and to examine the evidence of reliability and validity for the new versions. The version for mothers/fathers/legal guardians involved 302 mothers of children attending grades 1 to 8 of elementary education in public schools. The version for teachers involved 40 elementary education ...
The study aimed to develop shortened versions of a checklist instrument for shared routines and family-school involvement, one from the perspective of mothers and another from the perspective of Brazilian teachers, and to examine the evidence of reliability and validity for the new versions. The version for mothers/fathers/legal guardians involved 302 mothers of children attending grades 1 to 8 of elementary education in public schools. The version for teachers involved 40 elementary education teachers from public schools, composing a total sample of 177 families evaluated. Both shortened versions of the instrument demonstrated adequate reliability indices (KR-20), as well as evidence of validity. The degree of shared routine and parent-school involvement presented associations with the school year and the mother’s level of education. The psychometric refinement of the checklist and the development of its shortened versions allow for the expansion of objective parameters regarding shared routines and family-school involvement in the country, which in turn can guide the main focus of investments for different stakeholders in Basic Education. ...
Resumen
El objetivo de este estudio fue desarrollar versiones reducidas de un instrumento de lista de verificación sobre rutina compartida y la implicación familia-escuela, una desde la perspectiva de madres y otra desde la perspectiva de los profesores brasileños, y verificar las evidencias de fiabilidad y validez de las nuevas versiones. En la versión para madres/padres/tutores participaron 302 madres de niños que asistían entre 1º y 8º grado de Educación Primaria en escuelas públicas. En la versión ...
El objetivo de este estudio fue desarrollar versiones reducidas de un instrumento de lista de verificación sobre rutina compartida y la implicación familia-escuela, una desde la perspectiva de madres y otra desde la perspectiva de los profesores brasileños, y verificar las evidencias de fiabilidad y validez de las nuevas versiones. En la versión para madres/padres/tutores participaron 302 madres de niños que asistían entre 1º y 8º grado de Educación Primaria en escuelas públicas. En la versión para profesores participaron 40 docentes de Educación Primaria también de escuelas públicas, constituyendo una muestra total de 177 familias evaluadas. Ambas versiones reducidas del instrumento presentaron índices de fiabilidad aceptables (KR-20), así como evidencias de validez. Se observaron asociaciones entre los grados de rutina compartida e implicación padres-escuela con el año escolar y el nivel educativo materno. El refinamiento psicométrico de la lista de verificación y el desarrollo de sus versiones reducidas permiten ampliar los parámetros objetivos sobre rutina compartida e implicación familia-escuela en el país, lo que, a su vez, orientaría los principales focos de inversión por parte de las diversas esferas involucradas en la Educación Básica. ...
Contido em
Avaliação psicológica. São Paulo. Vol. 24 (2025), e24700, p. 1-14
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (44386)Ciências Humanas (7695)
Este item está licenciado na Creative Commons License


