Show simple item record

dc.contributor.advisorCunha, Antônio Carlos Borgespt_BR
dc.contributor.authorFrancisco, Paulo Eduardo de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2025-11-22T08:07:27Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/299076pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho consiste na composição de um Concerto para Baixo Elétrico e Orquestra, documentado em partitura e registro de áudio; na escrita de um memorial de composição, documentando o processo composicional; e na realização de um recital de composição apresentando as obras compostas durante o mestrado. A finalidade da escrita do memorial de composição é investigar procedimentos composicionais utilizados durante a criação do Concerto para Baixo Elétrico e Orquestra, composto durante o período de julho de 2023 até dezembro de 2024. O processo criativo adotado parte do planejamento composicional, dos procedimentos e técnicas sistematizadas, da delimitação de materiais, da busca de referências, da improvisação e das memórias do autor. Busca-se um diálogo entre a obra dos baixistas: Stuart Hamm, Billy Sheehan, Victor Wooten, Jaco Pastorius, Louis Johnson e Cliff Burton com compositores da música de concerto dos séculos XX e XXI, dentre eles: Debussy, Shostakovich, Georg Friedrich Haas e Celso Loureiro Chaves. Também será analisado nesse memorial o Ciclo Maciambu, composto de cinco peças para violão, iniciado antes do mestrado e concluído durante o mestrado, para integrar o recital. As peças do Ciclo Maciambu foram inicialmente inspiradas em praias de Santa Catarina e posteriormente desenvolvidas utilizando as referências dos compositores: Leo Brouwer, Villa Lobos, Marco Pereira, Federico Torroba, Radamés Gnattali, Astor Piazzolla e Antônio Carlos Jobim. Almeja-se, através do memorial, relatar relações de complementaridade entre memórias, repertórios, técnicas e improvisação.pt_BR
dc.description.abstractThis work consists of composing a Concerto for Electric Bass and Orchestra, documented in sheet music and áudio recording; writing a composition memorial, documenting the compositional process; and performing a composition recital presenting the works composed during the master's degree. The purpose of writing the composition memorial is to investigate compositional procedures used during the creation of the Concerto for Electric Bass and Orchestra, composed during the period from July 2023 to December 2024. The creative process adopted starts from compositional planning, systematized procedures and techniques, delimitation of materials, search for references, improvisation and the author's memories. Seeking a dialogue between the work of bassists Stuart Hamm, Billy Sheehan, Victor Wooten, Jaco Pastorius, Louis Johnson and Cliff Burton with composers of concert music from the 20th and 21st centuries, including Debussy, Shostakovich, Georg Friedrich Haas and Celso Loureiro Chaves. This memorial Will also analyze the Maciambu Cycle, composed of Five pieces for guitar, begun before the master's degree and completed during the master's degree, to be part of the recital. The pieces of the Maciambu Cycle were initially inspired by the beaches of Santa Catarina and later developed using the references of the composers: Leo Brouwer, Villa Lobos, Marco Pereira, Federico Torroba, Astor Piazzolla and Antônio Carlos Jobim. The aim of the memorial is to report complementary relationships between memories, repertoires, techniques and improvisation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComposição musicalpt_BR
dc.subjectCompositionen
dc.subjectConcerto musicalpt_BR
dc.subjectConcerten
dc.subjectIdiomatismo (Música)pt_BR
dc.subjectIdiomsen
dc.subjectElectric Bass Techniquesen
dc.subjectTécnica (Música)pt_BR
dc.subjectElectric Bassen
dc.subjectBaixo elétricopt_BR
dc.subjectViolãopt_BR
dc.subjectGuitaren
dc.titleConcerto para baixo elétrico e orquestra nº 1 : recursos idiomáticos e técnicas do baixo elétrico como motivação composicionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001296014pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Música - área de concentração : Composiçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record