Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCezar, Temistocles Americo Correapt_BR
dc.contributor.authorLucca, Marcos Henrique dept_BR
dc.date.accessioned2025-11-22T08:07:24Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/299068pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação propõe uma abordagem pedagógica para o ensino de História por meio da análise da crônica A Era do Automóvel, de João do Rio (1911), com o objetivo de articular o estudo da modernidade à construção da consciência histórica dos estudantes. A proposta foi aplicada em turmas do Ensino Fundamental, nas quais os alunos produziram crônicas inspiradas na obra literária. Essas produções foram analisadas em dois eixos complementares: um quantitativo, voltado à identificação da frequência de temas, metáforas e estruturas narrativas; e outro qualitativo, dedicado à interpretação das formas pelas quais os discentes expressam sua relação com o tempo presente. A fundamentação teórica mobiliza autores como Hayden White, Paul Ricoeur, Valdei Araújo, Matheus Henrique de Faria Pereira e Marieta de Moraes Ferreira. Os resultados indicam que o uso da crônica como suporte didático favorece a reflexão crítica, o exercício da autoria, a compreensão de diferentes temporalidades e o reconhecimento dos estudantes como sujeitos históricos, contribuindo para práticas pedagógicas mais significativas no ensino de História.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation proposes a pedagogical approach to teaching History through the analysis of the chronicle A Era do Automóvel (The Age of the Automobile), by João do Rio (1911), aiming to articulate the study of modernity with the development of students’ historical consciousness. The teaching proposal was implemented in middle school classes, where students produced chronicles inspired by the literary work. These texts were analyzed in two complementary perspectives: a quantitative one, focused on the frequency of themes, metaphors, and narrative structures; and a qualitative one, dedicated to interpreting how students express their relationship with the present time. The theoretical framework is based on authors such as Hayden White, Paul Ricoeur, Valdei Araújo, Matheus Henrique de Faria Pereira, and Marieta de Moraes Ferreira. The results indicate that using the chronicle as a didactic tool fosters critical reflection, a sense of authorship, an understanding of different temporalities, and the recognition of students as historical subjects, contributing to more meaningful pedagogical practices in History teaching.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectCrônicaspt_BR
dc.subjectChroniclesen
dc.subjectTemporalidadept_BR
dc.subjectTemporalityen
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectModernityen
dc.titleModernidade em diferentes tempos : uma proposta de ensino de História por meio da crônica “A Era do Automóvel” de João do Rio (1911).pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001297253pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem