Modernidade em diferentes tempos : uma proposta de ensino de História por meio da crônica “A Era do Automóvel” de João do Rio (1911).
View/ Open
Date
2025Author
Academic level
Master professional
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta dissertação propõe uma abordagem pedagógica para o ensino de História por meio da análise da crônica A Era do Automóvel, de João do Rio (1911), com o objetivo de articular o estudo da modernidade à construção da consciência histórica dos estudantes. A proposta foi aplicada em turmas do Ensino Fundamental, nas quais os alunos produziram crônicas inspiradas na obra literária. Essas produções foram analisadas em dois eixos complementares: um quantitativo, voltado à identificação da frequência ...
Esta dissertação propõe uma abordagem pedagógica para o ensino de História por meio da análise da crônica A Era do Automóvel, de João do Rio (1911), com o objetivo de articular o estudo da modernidade à construção da consciência histórica dos estudantes. A proposta foi aplicada em turmas do Ensino Fundamental, nas quais os alunos produziram crônicas inspiradas na obra literária. Essas produções foram analisadas em dois eixos complementares: um quantitativo, voltado à identificação da frequência de temas, metáforas e estruturas narrativas; e outro qualitativo, dedicado à interpretação das formas pelas quais os discentes expressam sua relação com o tempo presente. A fundamentação teórica mobiliza autores como Hayden White, Paul Ricoeur, Valdei Araújo, Matheus Henrique de Faria Pereira e Marieta de Moraes Ferreira. Os resultados indicam que o uso da crônica como suporte didático favorece a reflexão crítica, o exercício da autoria, a compreensão de diferentes temporalidades e o reconhecimento dos estudantes como sujeitos históricos, contribuindo para práticas pedagógicas mais significativas no ensino de História. ...
Abstract
This dissertation proposes a pedagogical approach to teaching History through the analysis of the chronicle A Era do Automóvel (The Age of the Automobile), by João do Rio (1911), aiming to articulate the study of modernity with the development of students’ historical consciousness. The teaching proposal was implemented in middle school classes, where students produced chronicles inspired by the literary work. These texts were analyzed in two complementary perspectives: a quantitative one, focus ...
This dissertation proposes a pedagogical approach to teaching History through the analysis of the chronicle A Era do Automóvel (The Age of the Automobile), by João do Rio (1911), aiming to articulate the study of modernity with the development of students’ historical consciousness. The teaching proposal was implemented in middle school classes, where students produced chronicles inspired by the literary work. These texts were analyzed in two complementary perspectives: a quantitative one, focused on the frequency of themes, metaphors, and narrative structures; and a qualitative one, dedicated to interpreting how students express their relationship with the present time. The theoretical framework is based on authors such as Hayden White, Paul Ricoeur, Valdei Araújo, Matheus Henrique de Faria Pereira, and Marieta de Moraes Ferreira. The results indicate that using the chronicle as a didactic tool fosters critical reflection, a sense of authorship, an understanding of different temporalities, and the recognition of students as historical subjects, contributing to more meaningful pedagogical practices in History teaching. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História.
Collections
-
Humanities (7939)History Teaching (74)
This item is licensed under a Creative Commons License


