Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSoares, Carlos Henrique Ramospt_BR
dc.contributor.authorPeixoto, Rafael Marcos Tortpt_BR
dc.date.accessioned2025-11-22T08:06:47Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/299001pt_BR
dc.description.abstractEste artigo propõe uma reflexão sobre a surdez e o sujeito surdo sob as perspectivas clínico-terapêutica e socioantropológica com o objetivo de compreender as demandas do aluno surdo na educação. Traçamos uma linha do tempo referente aos marcos legais para a surdez, observando como vêm transformando a educação. Entre 2008 e 2022, notamos um aumento no número de alunos surdos na escola regular e uma diminuição no número desses estudantes em escolas especiais. As mudanças são, possivelmente, resultado de práticas pedagógicas e leis de inclusão que procuram assegurar, além da acessibilidade, a permanência do aluno surdo na escola regular.pt_BR
dc.description.abstractThis study analyses deafness and the deaf individual from both clinical-therapeutic and socio-anthropological perspectives, aiming at understanding their needs within the framework of education. A timeline of key legislation on deafness is shown to highlight changes in education. Between 2008 and 2022, there has been an increase in the number of deaf students at mainstream schools, accompanied by a decline in the number of students in special schools. These changes are likely the result of inclusive pedagogical practices and laws that promote not only accessibility, but also the retention of deaf students at mainstream schools.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectDeafnessen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectLegal framework for deafnessen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectDeaf student’s school enrolment rateen
dc.subjectMainstream schoolen
dc.titleO aluno com surdez na escola inclusivapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001296876pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Educação especial e processos inclusivos para a educação escolarpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples