Alegorias de fracassos : reflexões sobre patologização na aprendizagem escolar
Fecha
2025Tutor
Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo fazer reflexões sobre ações de patologização nos processos de aprendizagem escolar. São utilizados como disparadores para o diálogo, narrativas de experiências profissionais as quais foram designadas como alegorias. O embasamento teórico é a partir de referências selecionadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Apresenta-se neste artigo que atravessamentos de ações patologizadoras com relação aos processos de aprendizagem escolar são p ...
O presente trabalho tem como objetivo fazer reflexões sobre ações de patologização nos processos de aprendizagem escolar. São utilizados como disparadores para o diálogo, narrativas de experiências profissionais as quais foram designadas como alegorias. O embasamento teórico é a partir de referências selecionadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Apresenta-se neste artigo que atravessamentos de ações patologizadoras com relação aos processos de aprendizagem escolar são perceptíveis nas falas de famílias, equipes escolares e dos estudantes. Deste modo, criticam-se os movimentos de reduzir as dificuldades dos alunos a fatores biológicos e apresenta-se como opção de análise atuações consoantes à educação na perspectiva inclusiva. ...
Abstract
This paper aims to reflect on pathologizing actions within school learning processes. Professional experience narratives, designated as allegories, are used to initiate this dialogue. The theoretical foundation is based on selected references from the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. This article demonstrates that the influence of pathologizing actions on school learning processes is discernible in the statements of families, school staff, and students. Thus, movements tha ...
This paper aims to reflect on pathologizing actions within school learning processes. Professional experience narratives, designated as allegories, are used to initiate this dialogue. The theoretical foundation is based on selected references from the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. This article demonstrates that the influence of pathologizing actions on school learning processes is discernible in the statements of families, school staff, and students. Thus, movements that reduce students' difficulties to biological factors are criticized, and actions consistent with an inclusive education perspective are presented as an alternative for analysis. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação especial e processos inclusivos para a educação escolar.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (2040)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License


