Show simple item record

dc.contributor.advisorSilva, Carla Maciel dapt_BR
dc.contributor.authorJaboinski, Kelen dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2025-11-20T07:58:17Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/298895pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo fazer reflexões sobre ações de patologização nos processos de aprendizagem escolar. São utilizados como disparadores para o diálogo, narrativas de experiências profissionais as quais foram designadas como alegorias. O embasamento teórico é a partir de referências selecionadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Apresenta-se neste artigo que atravessamentos de ações patologizadoras com relação aos processos de aprendizagem escolar são perceptíveis nas falas de famílias, equipes escolares e dos estudantes. Deste modo, criticam-se os movimentos de reduzir as dificuldades dos alunos a fatores biológicos e apresenta-se como opção de análise atuações consoantes à educação na perspectiva inclusiva.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to reflect on pathologizing actions within school learning processes. Professional experience narratives, designated as allegories, are used to initiate this dialogue. The theoretical foundation is based on selected references from the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. This article demonstrates that the influence of pathologizing actions on school learning processes is discernible in the statements of families, school staff, and students. Thus, movements that reduce students' difficulties to biological factors are criticized, and actions consistent with an inclusive education perspective are presented as an alternative for analysis.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectPathologization of lifeen
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAcademic failureen
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectPathologization in learning processesen
dc.titleAlegorias de fracassos : reflexões sobre patologização na aprendizagem escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001296511pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Educação especial e processos inclusivos para a educação escolarpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record