Vacinas em dia : uso da tecnologia auxiliando profissionais vacinadores
| dc.contributor.advisor | Ziede, Mariangela Kraemer Lenz | pt_BR |
| dc.contributor.author | Bujes, Michele Kroll | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-20T07:58:06Z | pt_BR |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/298883 | pt_BR |
| dc.description.abstract | O Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza atualmente cerca de 47 imunobiológicos nos calendários de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). Cada imunobiológico possui características e informações específicas que os profissionais das salas de vacinas precisam conhecer. No entanto, a falta de profissionais capacitados, a complexidade do tema e a demora no treinamento dificultam o aumento de recursos humanos nesse setor. Identificamos que a maior dificuldade enfrentada pelos vacinadores é a gestão de casos com atraso vacinal. Problema: Como desenvolver, implementar e avaliar um site que auxilie os vacinadores no atendimento a crianças com atraso vacinal? Objetivo: Desenvolver, implementar e avaliar um site que otimize o trabalho dos vacinadores no atendimento a crianças com atraso vacinal, promovendo maior eficiência, segurança e assertividade no processo de vacinação. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter avaliativo, realizada por meio de um grupo focal com profissionais vacinadores que utilizaram o site por um período mínimo de quatro meses. Durante esse período, eles também enviaram sugestões e feedbacks contínuos para a pesquisadora, por meio do WhatsApp, contribuindo, desta forma, para uma avaliação mais dinâmica do site. As transcrições das falas dos participantes foram analisadas com a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Análise: A pesquisa revelou resultados positivos, os vacinadores destacaram que o site facilitou seu trabalho, fornecendo informações claras e objetivas para situações de atraso vacinal, o que aprimorou a tomada de decisões. A ferramenta também contribuiu para a organização do processo de vacinação, resultando em uma diminuição nos erros relacionados ao aprazamento das doses. Conclusão: Os profissionais apontaram que a ferramenta foi útil na organização do processo de vacinação e na redução de erros associados ao aprazamento das doses. Além disso, foram apontadas sugestões para aprimorar a interface e a funcionalidade do site, produto construído no mestrado em saúde (PPGENSAU), o que poderá contribuir para a sua implementação em larga escala, após passar por validação. | pt_BR |
| dc.description.abstract | The National Immunization Program (PNI) currently provides approximately 47 immunobiologicals in the Single Health System (SUS) vaccination schedules. Each immunobiological has specific characteristics and information that professionals in vaccination rooms need to know. However, the lack of trained professionals, the complexity of the topic and the delay in training make it difficult to increase human resources in this sector. We identified that the greatest difficulty faced by vaccinators is the management of cases with delayed vaccination. Problem: How to develop, implement and evaluate a website that helps vaccinators in assisting children with delayed vaccinations? Objective: To develop, implement and evaluate a website that optimizes the work of vaccinators in assisting children with delayed vaccinations, promoting greater efficiency, safety and assertiveness in the vaccination process. Methodology: This is a qualitative evaluative study conducted through a focus group with vaccination professionals who used the website for a minimum period of four months. During this period, they also sent continuous suggestions and feedback to the researcher via WhatsApp, thus contributing to a more dynamic evaluation of the website. The transcripts of the participants' statements were analyzed using Bardin's Content Analysis technique (2016). Analysis: The research revealed positive results. Vaccinators highlighted that the website made their work easier by providing clear and objective information for situations of vaccination delays, which improved decision-making. The tool also contributed to the organization of the vaccination process, resulting in a reduction in errors related to dose scheduling. Conclusion: Professionals indicated that the tool was useful in organizing the vaccination process and reducing errors associated with dose scheduling. In addition, suggestions were made to improve the interface and functionality of the website, a product developed in the master's degree in health (PPGENSAU), which could contribute to its largescale implementation, after it passes validation. | en |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Open Access | en |
| dc.subject | Vaccines | en |
| dc.subject | Vacinas | pt_BR |
| dc.subject | Continuing education | en |
| dc.subject | Educação continuada | pt_BR |
| dc.subject | Saúde pública | pt_BR |
| dc.subject | Public health | en |
| dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
| dc.subject | Educational technology | en |
| dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
| dc.title | Vacinas em dia : uso da tecnologia auxiliando profissionais vacinadores | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.identifier.nrb | 001296047 | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
| dc.degree.department | Faculdade de Medicina | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde | pt_BR |
| dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
| dc.degree.date | 2025 | pt_BR |
| dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
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