Maternidade e redes sociais : a (super)exposição de @virginia como influenciadora digital
Visualizar/abrir
Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A pesquisa investiga de que maneira a influenciadora Virginia Fonseca publiciza a maternidade e a imagem dos filhos por meio de narrativas estratégicas, articuladas à construção do seu branding pessoal, à consolidação de sua imagem pública, à monetização e à lógica de visibilidade que rege as dinâmicas das redes sociais online. Do ponto de vista teórico, a pesquisa discute questões ligadas às redes sociais, à influência digital, aos regimes de visibilidade e sobre o campo da maternidade. Assim, ...
A pesquisa investiga de que maneira a influenciadora Virginia Fonseca publiciza a maternidade e a imagem dos filhos por meio de narrativas estratégicas, articuladas à construção do seu branding pessoal, à consolidação de sua imagem pública, à monetização e à lógica de visibilidade que rege as dinâmicas das redes sociais online. Do ponto de vista teórico, a pesquisa discute questões ligadas às redes sociais, à influência digital, aos regimes de visibilidade e sobre o campo da maternidade. Assim, foram coletados 1.345 stories, veiculados de janeiro a abril de 2025, organizados e analisados a partir de indicadores e categorias temáticas, seguindo a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados apontam uma construção narrativa centrada na presença recorrente dos filhos, que aparecem em 41,6% dos conteúdos coletados, funcionando como um eixo estruturante da atuação digital e da linha editorial da influenciadora. Portanto, se trata de um fenômeno midiático que transforma relações sociais em conteúdo, tornando a superexposição capitalizável em um ciclo contínuo de visibilidade. ...
Abstract
This research investigates how the influencer Virginia Fonseca publicizes motherhood and the image of her children through strategic narratives, articulated with the construction of her personal branding, the consolidation of her public image, monetization, and the logic of visibility that governs the dynamics of online social networks. The theoretical framework discusses issues related to social media, digital influence, visibility regimes, and motherhood. A total of 1,345 Instagram Stories, p ...
This research investigates how the influencer Virginia Fonseca publicizes motherhood and the image of her children through strategic narratives, articulated with the construction of her personal branding, the consolidation of her public image, monetization, and the logic of visibility that governs the dynamics of online social networks. The theoretical framework discusses issues related to social media, digital influence, visibility regimes, and motherhood. A total of 1,345 Instagram Stories, published between January and April 2025, were collected and analyzed using thematic categories and indicators, following the Content Analysis method. The results reveal a narrative construction centered on the recurring presence of her children, who appear in 41.6% of the collected content, functioning as a structuring element of her digital presence and editorial line. This points to a media phenomenon in which social relationships are transformed into content, and overexposure becomes capitalizable in a continuous cycle of visibility. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1994)
Este item está licenciado na Creative Commons License


