A desvalorização da opinião do jornalista esportivo gaúcho no X : a preferência pelo discurso de ódio por parte do público
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Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A desvalorização das opiniões de jornalistas esportivos do Rio Grande do Sul na plataforma de mídia social X (anteriormente Twitter) é examinada neste estudo, com foco na predileção do público por discurso de ódio como a forma mais comum de reagir a informações jornalísticas. O estudo examina 14.415 interações de usuários e 552 artigos escritos por seis jornalistas esportivos que cobrem o time Gre-Nal entre janeiro e março de 2025, durante o Campeonato Gaúcho, vencido pelo Internacional. Posts ...
A desvalorização das opiniões de jornalistas esportivos do Rio Grande do Sul na plataforma de mídia social X (anteriormente Twitter) é examinada neste estudo, com foco na predileção do público por discurso de ódio como a forma mais comum de reagir a informações jornalísticas. O estudo examina 14.415 interações de usuários e 552 artigos escritos por seis jornalistas esportivos que cobrem o time Gre-Nal entre janeiro e março de 2025, durante o Campeonato Gaúcho, vencido pelo Internacional. Posts sensacionalistas receberam comentários mais abusivos, de acordo com a análise de conteúdo de Bardin (2011). A animosidade por conta do público também foi observada em publicações com conteúdo apenas informativo ou de opinião profissional, mesmo que em menor escala. Além de examinar ideias como "hate-following" e a cultura anti-fã, a pesquisa é fundamentada nas teorias de agenda setting, enquadramento, gatekeeping, usos e gratificações, teoria dos efeitos e espetáculo. A investigação demonstra que a desvalorização de jornalistas é um processo complexo que é impactado por uma série de fatores, incluindo a lógica algorítmica das redes sociais, a crescente polarização dos torcedores e padrões profissionais abaixo da média. A pesquisa visa aprofundar a discussão sobre táticas para amenizar os efeitos do discurso de ódio e o posicionamento da mídia esportiva no âmbito digital. ...
Abstract
The devaluation of the opinions of sports journalists from Rio Grande do Sul on the social media platform X (formerly Twitter) is examined in this study, focusing on the audience’s predilection for hate speech as the most common way to react to journalistic information. The study examines 14,415 user interactions and 552 articles written by six sports journalists covering the Gre-Nal team between January and March 2025, during the Campeonato Gaúcho, won by Internacional. Sensationalist posts re ...
The devaluation of the opinions of sports journalists from Rio Grande do Sul on the social media platform X (formerly Twitter) is examined in this study, focusing on the audience’s predilection for hate speech as the most common way to react to journalistic information. The study examines 14,415 user interactions and 552 articles written by six sports journalists covering the Gre-Nal team between January and March 2025, during the Campeonato Gaúcho, won by Internacional. Sensationalist posts received more abusive comments, according to Bardin’s (2011) content analysis. Animosity towards the public was also observed in publications with only informative content or professional opinion, even if on a smaller scale. In addition to examining ideas such as hate-following and anti-fan culture, the research is grounded in the theories of agenda setting, framing, gatekeeping, uses and gratifications, effects theory, and spectacle. The research shows that the devaluation of journalists is a complex process that is impacted by a number of factors, including the algorithmic logic of social media, the growing polarization of fans and subpar professional standards. The research aims to deepen the discussion on tactics to mitigate the effects of hate speech and the positioning of sports media in the digital sphere. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1994)
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