Mostrar el registro sencillo del ítem
Estresse, resiliência e expectativas futuras em adolescentes estudantes de escolas públicas de Porto Alegre
| dc.contributor.advisor | Almeida, Rosa Maria Martins de | pt_BR |
| dc.contributor.author | Souza, Jonatha Berguer de | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-01T07:58:47Z | pt_BR |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/298516 | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este estudo investigou a relação entre estresse, resiliência e expectativas futuras em adolescentes do ensino médio de escolas públicas de Porto Alegre. Para isso, foram conduzidos uma revisão sistemática e um estudo empírico com 303 jovens de 15 a 19 anos, avaliados por meio do Inventário de Eventos Estressores na Adolescência (IEEA), do Questionário sobre Resiliência na Adolescência (QRA) e da Escala de Expectativas Futuras de Adolescentes (EEFA). Os resultados indicaram uma correlação negativa entre estresse e resiliência (r = - 0,298, p < 0,001), bem como entre estresse e expectativas futuras (r = -0,163, p = 0,005), sugerindo que níveis elevados de estresse prejudicam a resiliência e a visão positiva do futuro. Por outro lado, a resiliência apresentou correlação positiva com expectativas futuras (r = 0,368), atuando como um fator de proteção contra os efeitos adversos do estresse. Além disso, apoio familiar, autoconfiança e suporte social foram identificados como elementos essenciais para fortalecer a resiliência e promover uma adaptação mais saudável. Conclui-se que compreender a interação entre esses três construtos é fundamental para promover o bem-estar emocional e social dos adolescentes. | pt_BR |
| dc.description.abstract | This study investigated the relationship between stress, resilience, and future expectations in high school adolescents from public schools in Porto Alegre. To achieve this, a systematic review and an empirical study were conducted with 303 adolescents aged 15 to 19, assessed using the Adolescent Stressful Events Inventory (IEEA), the Adolescent Resilience Questionnaire (QRA), and the Future Expectations Scale for Adolescents (EEFA). The results indicated a negative correlation between stress and resilience (r = -0.298, p < 0.001), as well as between stress and future expectations (r = -0.163, p = 0.005), suggesting that high levels of stress impair resilience and a positive outlook on the future. On the other hand, resilience showed a positive correlation with future expectations (r = 0.368), acting as a protective factor against the adverse effects of stress. Additionally, family support, self-confidence, and social support were identified as essential elements in strengthening resilience and promoting healthier adaptation. It is concluded that understanding the interaction between these three constructs is crucial for fostering adolescents' emotional and social well-being. | en |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Open Access | en |
| dc.subject | Adolescência | pt_BR |
| dc.subject | Adolescence | en |
| dc.subject | Estresse | pt_BR |
| dc.subject | Stress | en |
| dc.subject | Resilience | en |
| dc.subject | Resiliência (Psicologia) | pt_BR |
| dc.subject | Estudantes de ensino medio | pt_BR |
| dc.subject | Future expectations | en |
| dc.subject | High school students | en |
| dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
| dc.subject | Desempenho acadêmico | pt_BR |
| dc.subject | Habilidades de enfrentamento | pt_BR |
| dc.subject | Fatores de proteção | pt_BR |
| dc.title | Estresse, resiliência e expectativas futuras em adolescentes estudantes de escolas públicas de Porto Alegre | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.identifier.nrb | 001295638 | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
| dc.degree.department | Instituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humana | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
| dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
| dc.degree.date | 2025 | pt_BR |
| dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (7939)Psicología (737)

