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dc.contributor.advisorAlmeida, Rosa Maria Martins dept_BR
dc.contributor.authorSouza, Jonatha Berguer dept_BR
dc.date.accessioned2025-11-01T07:58:47Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/298516pt_BR
dc.description.abstractEste estudo investigou a relação entre estresse, resiliência e expectativas futuras em adolescentes do ensino médio de escolas públicas de Porto Alegre. Para isso, foram conduzidos uma revisão sistemática e um estudo empírico com 303 jovens de 15 a 19 anos, avaliados por meio do Inventário de Eventos Estressores na Adolescência (IEEA), do Questionário sobre Resiliência na Adolescência (QRA) e da Escala de Expectativas Futuras de Adolescentes (EEFA). Os resultados indicaram uma correlação negativa entre estresse e resiliência (r = - 0,298, p < 0,001), bem como entre estresse e expectativas futuras (r = -0,163, p = 0,005), sugerindo que níveis elevados de estresse prejudicam a resiliência e a visão positiva do futuro. Por outro lado, a resiliência apresentou correlação positiva com expectativas futuras (r = 0,368), atuando como um fator de proteção contra os efeitos adversos do estresse. Além disso, apoio familiar, autoconfiança e suporte social foram identificados como elementos essenciais para fortalecer a resiliência e promover uma adaptação mais saudável. Conclui-se que compreender a interação entre esses três construtos é fundamental para promover o bem-estar emocional e social dos adolescentes.pt_BR
dc.description.abstractThis study investigated the relationship between stress, resilience, and future expectations in high school adolescents from public schools in Porto Alegre. To achieve this, a systematic review and an empirical study were conducted with 303 adolescents aged 15 to 19, assessed using the Adolescent Stressful Events Inventory (IEEA), the Adolescent Resilience Questionnaire (QRA), and the Future Expectations Scale for Adolescents (EEFA). The results indicated a negative correlation between stress and resilience (r = -0.298, p < 0.001), as well as between stress and future expectations (r = -0.163, p = 0.005), suggesting that high levels of stress impair resilience and a positive outlook on the future. On the other hand, resilience showed a positive correlation with future expectations (r = 0.368), acting as a protective factor against the adverse effects of stress. Additionally, family support, self-confidence, and social support were identified as essential elements in strengthening resilience and promoting healthier adaptation. It is concluded that understanding the interaction between these three constructs is crucial for fostering adolescents' emotional and social well-being.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectAdolescenceen
dc.subjectEstressept_BR
dc.subjectStressen
dc.subjectResilienceen
dc.subjectResiliência (Psicologia)pt_BR
dc.subjectEstudantes de ensino mediopt_BR
dc.subjectFuture expectationsen
dc.subjectHigh school studentsen
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectHabilidades de enfrentamentopt_BR
dc.subjectFatores de proteçãopt_BR
dc.titleEstresse, resiliência e expectativas futuras em adolescentes estudantes de escolas públicas de Porto Alegrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001295638pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humanapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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