Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCruz, Lilian Rodrigues dapt_BR
dc.contributor.authorCappellari, Amandapt_BR
dc.date.accessioned2025-10-18T06:57:32Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/298182pt_BR
dc.description.abstractEsta tese toma a noção de trapaça enquanto campo de disputas discursivas, problematizando gestos que burlam leis, regras e normas sociais, e ações que contornam estruturas violentas como o racismo, o machismo, o classismo e a intolerância religiosa. Tratada enquanto invenção de possíveis, a trapaça deste ensaio é o avesso do que está no dicionário. Tem como intenção investigar esse gesto que emerge na relação do sujeito com o mundo. Para tanto, a escrita assume uma forma caleidoscópica, fazendo com que seu objeto – a trapaça – sofra variações na medida em que se repete no encontro com teorias pós-estruturalistas, contratualistas e decoloniais. Utiliza a metodologia nãometódica do ensaio, apostando na visibilização dos caminhos do pensamento. Assim, considera a trapaça como objeto e a experimentação do pensamento enquanto campo. Não há intenção de chegar a uma verdade ou a resultados totalizantes, pois acredita-se que a “terra firme” é uma miragem colonial. Desse modo, conceitos como desobediência civil, contrato social, simulacro e poética da relação, e figuras como o malandro, o perverso e o Curupira, são colocados em relação com a trapaça. Diante dessas redes, percebe-se como a trapaça possui tonalidades específicas no Brasil, participando dos emaranhados que sustentam esse país. Assim, a trapaça é destacada como um dos modos de se jogar com o poder, fazendo das brechas e incoerências do sistema espaço de criação inventiva.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis takes the notion of trapaça as a field of discursive disputes, problematizing gestures that circumvent laws, rules and social norms, and also actions that circumvent violent structures such as racism, machismo, classism and religious intolerance. Treated as an invention of possibilities, the trapaça in this essay is the opposite of what is in the dictionary. The intention here is to investigate this gesture that emerges in the subject's relationship with/to the world. To this end, the writing takes on a kaleidoscopic form, making its object – trapaça – to undergo variations as it is repeated in the encounter with post-structuralist, contractualist and decolonial theories. It uses the non-methodical methodology of essay, focusing on visualizing the paths of thinking. Thus, it considers trapaça as an object, and thought experimentation as a field. There is no intention of reaching a truth or totalizing results, as it is believed that the “terra firme - continent” is a colonial mirage. In this way, concepts such as civil and non-civil disobedience, social contract, simulacrum and poetics of relationship, and figures such as the trickster, the perverse and Curupira, are invited to relate to the trapaça. Given these networks, it becomes clear how trapaça carries specific nuances in Brazil, entangling itself with the threads that sustain this country. Thus, trapaça is highlighted as one of the ways to engage with power, turning the system's loopholes and inconsistencies into spaces for inventive creation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.subjectTrapaçaen
dc.subjectPoderpt_BR
dc.subjectPublic policiesen
dc.subjectInvençãopt_BR
dc.subjectEssayen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleContribuições para as dissonâncias do mundo : um ensaio sobre trapaçaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001295611pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humanapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples