Entrelaçando projetos de modelagem matemática e vídeos digitais no ensino fundamental: autoria de estudantes em foco
| dc.contributor.advisor | Soares, Débora da Silva | pt_BR |
| dc.contributor.author | Kapczynski, Emanuel Rodrigues | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-14T07:59:57Z | pt_BR |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/297887 | pt_BR |
| dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar indícios de autoria na elaboração de projetos de Modelagem e vídeos digitais por estudantes do Ensino Fundamental. Para tanto, ampara-se em referenciais das tendências Modelagem Matemática e Tecnologias Digitais, além de buscar fundamentações teóricas sobre autoria, refletindo sobre como ela pode ser pensada em Educação Matemática e em conjunto com diferentes mídias. Tendo em vista o objetivo do trabalho, foi desenvolvida uma prática para produção de dados com estudantes de uma turma de nono ano do Ensino Fundamental, em uma escola estadual de Porto Alegre (RS), na qual o pesquisador atuava como professor de matemática. Os participantes deveriam, organizados em grupos, escolher um vídeo disponível na plataforma YouTube, analisá-lo, identificar um tema para pesquisa a partir de sua análise, desenvolver Projetos de Modelagem com esse tema, elaborar um roteiro para um vídeo a partir de seus projetos e produzir esse vídeo. A partir de uma metodologia qualitativa de análise, são apontados indícios de autoria relacionados a atitudes dos estudantes como posicionar-se e marcar expressivamente sua relação com o outro. Também são discutidos desafios da Modelagem Matemática na prática desenvolvida, como o uso de Inteligência Artificial pelos alunos e a tentativa de entrelaçamento da Modelagem com a produção de vídeos. Busca-se, ao final, utilizar os apontamentos feitos ao longo do trabalho para apontar novos caminhos de prática e pesquisa. | pt_BR |
| dc.description.abstract | The present study aims to identify and analyze signs of authorship in the development of Mathematical Modeling projects and digital videos by middle school students. To this end, it is grounded in theoretical frameworks related to the trends of Mathematical Modeling and Digital Technologies, as well as theoretical foundations on authorship, reflecting on how it can be conceived in Mathematics Education and in conjunction with different media. Given the objective of the study, a practice was developed for data production with students from a ninth-grade class in a public school in Porto Alegre (RS), where the researcher was working as a mathematics teacher. The participants, organized in groups, were required to choose a video available on YouTube, analyze it, identify a research topic based on their analysis, develop Modeling Projects on that topic, create a script for a video based on their projects, and produce the video. Using a qualitative methodology for analysis, the study identifies signs of authorship related to student attitudes such as taking a stand and expressing their relationship with others in a marked way. It also discusses challenges in implementing Mathematical Modeling in the practice, such as students’ use of Artificial Intelligence and the attempt to intertwine Modelling with video production. Finally, the study seeks to use the insights gathered throughout the process to point out new directions for both practice and research. | en |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Open Access | en |
| dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
| dc.subject | Mathematics education | en |
| dc.subject | Digital technologies | en |
| dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
| dc.subject | Authorship | en |
| dc.subject | Autoria | pt_BR |
| dc.subject | Artificial intelligence | en |
| dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
| dc.subject | Modelagem matemática | pt_BR |
| dc.subject | Mathematical modeling | en |
| dc.title | Entrelaçando projetos de modelagem matemática e vídeos digitais no ensino fundamental: autoria de estudantes em foco | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.identifier.nrb | 001294265 | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
| dc.degree.department | Instituto de Matemática e Estatística | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
| dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
| dc.degree.date | 2025 | pt_BR |
| dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Multidisciplinar (2695)Ensino de Matemática (217)

