Padronização de processos como mecanismo de conversão do conhecimento : estudo de caso em um parque gráfico
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Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O gerenciamento do conhecimento nas organizações é um elemento chave para a obtenção de vantagens competitivas e de níveis mais altos de eficiência. O presente trabalho apresenta um estudo de caso em um parque gráfico com o objetivo de analisar a padronização de processos como um mecanismo de criação, aplicação e difusão de conhecimento organizacional, possibilitando a conversão entre os conhecimentos tácito e explícito na empresa. A padronização das atividades foi realizada por meio da elabora ...
O gerenciamento do conhecimento nas organizações é um elemento chave para a obtenção de vantagens competitivas e de níveis mais altos de eficiência. O presente trabalho apresenta um estudo de caso em um parque gráfico com o objetivo de analisar a padronização de processos como um mecanismo de criação, aplicação e difusão de conhecimento organizacional, possibilitando a conversão entre os conhecimentos tácito e explícito na empresa. A padronização das atividades foi realizada por meio da elaboração de manuais de procedimentos operacionais e de instruções de trabalho, percorrendo as quatro etapas de criação e conversão de conhecimento que compõe a Espiral do Conhecimento. O impacto da implantação dos documentos de procedimentos operacionais na gestão do conhecimento da empresa foi mensurado por meio da aplicação de um questionário aos funcionários, baseado na avaliação das quatro fases da Espiral do Conhecimento. ...
Abstract
Knowledge management in the organizations is a key element for achieving competitive advantages and higher efficiency levels. This paper presents a case study in a printing plant with the purpose of analyzing the standardization of its processes as a mechanism of creation, application and diffusion of organizational knowledge. The standardization of activities was fulfilled through the manufacturing of standard operating procedures manuals and job instructions, going through the four stages of ...
Knowledge management in the organizations is a key element for achieving competitive advantages and higher efficiency levels. This paper presents a case study in a printing plant with the purpose of analyzing the standardization of its processes as a mechanism of creation, application and diffusion of organizational knowledge. The standardization of activities was fulfilled through the manufacturing of standard operating procedures manuals and job instructions, going through the four stages of creation and conversion of knowledge which build up the structure known as The Knowledge Spiral. The impact of the implementation of 2 the operational procedures documents on the knowledge management process in the company was measured through the application of a survey based on the four stages of the Knowledge Management. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Coleções
-
TCC Engenharias (6117)
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