Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorDal Forno, Marlise Amália Reinehrpt_BR
dc.contributor.authorThalheimer, Lucaspt_BR
dc.date.accessioned2025-09-30T08:00:05Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/297551pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo compreender qual ou quais os fatores que influenciam nas relações do jovem formando do ensino médio e sua busca na vida acadêmica e profissional ao egressar da escola, no município de Capão da Canoa/RS. Foram escolhidas duas das três escolas estaduais de ensino médio do município: o Instituto Estadual Riachuelo e a Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Moschetti. A metodologia empregada é de natureza exploratória e a abordagem foi quantitativa, qualitativa e mista, permitindo maior aprofundamento das possíveis causas dos problemas. Foi aplicado um questionário para 201 alunos das duas escolas e foram entrevistados 7 alunos que tem pretensão de prosseguir estudando após a conclusão do ensino médio, outros 6 alunos que não tem pretensão de prosseguir estudando após a conclusão do ensino médio e 8 professores. Além disso, foram empregadas técnicas de observação participante, em função de o pesquisador desempenhar funções inerentes ao trabalho técnico na UFRGS nas duas escolas. Foram utilizados roteiros semiestruturados, e as entrevistas foram feitas de outubro de 2024 a março de 2025. Concluiu-se que são vários os fatores que influenciam nessa dinâmica entre a escola pública, o ensino superior e o mercado de trabalho desde fatores culturais, problemas estruturais, problemas sociais, desconhecimento de políticas públicas, mercado de trabalho restrito, falta de perspectivas e o distanciamento da universidade pública.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to understand which factors influence the relationship between high school graduates and their pursuit of academic and professional life after leaving school in the municipality of Capão da Canoa (RS), Brazil. Two out of the three state high schools in the municipality were selected: Instituto Estadual Riachuelo and Escola Estadual de Ensino Médio Luiz Moschetti. The methodology is exploratory in nature, using quantitative, qualitative, and mixed approaches to allow for deeper investigation into potential causes of the identified issues. A survey was administered to 201 students across the two schools, and interviews were conducted with 7 students who intend to continue studying after high school, 6 students who do not intend to continue, and 8 teachers. Additionally, participant-observation techniques were employed, as the researcher also performed technical duties for UFRGS in the two schools. Semi-structured interview guides were used, and the interviews took place from October 2024 to March 2025. The findings indicate that multiple factors influence the dynamic between public school, higher education, and the job market, including cultural factors, structural problems, social issues, lack of awareness of public policies, a limited job market, lack of prospects, and disconnection from the public university.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectPublic schoolen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectCultureen
dc.subjectJob marketen
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectCapão da Canoa (RS)pt_BR
dc.subjectBenefit programsen
dc.title“A minha escola não tem personagem, a minha escola tem gente de verdade” : a lacuna entre a formação média, o ensino superior e o mercado de trabalho e os fatores que influenciam essa dinâmica no município de Capão da Canoa/RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coViana, Daniela Dietzpt_BR
dc.identifier.nrb001280756pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimentopt_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem