Educar para o coletivo : uma abordagem pedagógica para a formação em saúde coletiva
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Data
2025Tipo
Resumo
Apesar da criação do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1990 e da existência de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) que orientam a formação dos profissionais de saúde com base nos princípios e diretrizes desse sistema, a consolidação de uma formação efetivamente alinhada às necessidades do SUS ainda representa um desafio. A construção de um perfil profissional comprometido com a integralidade do cuidado, a interprofissionalidade, a equidade e a participação social exige transformações profund ...
Apesar da criação do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1990 e da existência de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) que orientam a formação dos profissionais de saúde com base nos princípios e diretrizes desse sistema, a consolidação de uma formação efetivamente alinhada às necessidades do SUS ainda representa um desafio. A construção de um perfil profissional comprometido com a integralidade do cuidado, a interprofissionalidade, a equidade e a participação social exige transformações profundas nos currículos, nas práticas pedagógicas e na cultura institucional das universidades. Nesse cenário, as experiências formativas que buscam aproximar os estudantes da realidade dos serviços e das comunidades tornam-se fundamentais para a formação crítica e comprometida com a saúde coletiva. ...
Contido em
Práticas em saúde coletiva na fonoaudiologia : saberes e fazeres em diálogo. Barueri : Científica Digital, 2025. p. 18-25
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