Educar para o coletivo : uma abordagem pedagógica para a formação em saúde coletiva
| dc.contributor.author | França, Marcio Pezzini | pt_BR |
| dc.contributor.author | Rechenberg, Leila | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-09-23T07:59:42Z | pt_BR |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/297137 | pt_BR |
| dc.description.abstract | Apesar da criação do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1990 e da existência de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) que orientam a formação dos profissionais de saúde com base nos princípios e diretrizes desse sistema, a consolidação de uma formação efetivamente alinhada às necessidades do SUS ainda representa um desafio. A construção de um perfil profissional comprometido com a integralidade do cuidado, a interprofissionalidade, a equidade e a participação social exige transformações profundas nos currículos, nas práticas pedagógicas e na cultura institucional das universidades. Nesse cenário, as experiências formativas que buscam aproximar os estudantes da realidade dos serviços e das comunidades tornam-se fundamentais para a formação crítica e comprometida com a saúde coletiva. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Práticas em saúde coletiva na fonoaudiologia : saberes e fazeres em diálogo. Barueri : Científica Digital, 2025. p. 18-25 | pt_BR |
| dc.rights | Open Access | en |
| dc.subject | Universidades | pt_BR |
| dc.subject | Capacitação profissional | pt_BR |
| dc.subject | Sistema Único de Saúde | pt_BR |
| dc.subject | Educação médica | pt_BR |
| dc.title | Educar para o coletivo : uma abordagem pedagógica para a formação em saúde coletiva | pt_BR |
| dc.type | Capítulo de livro | pt_BR |
| dc.identifier.nrb | 001294118 | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Livros e Capítulos de Livros (6617)Ciências da Saúde (1449)

