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dc.contributor.authorFrança, Marcio Pezzinipt_BR
dc.contributor.authorRechenberg, Leilapt_BR
dc.date.accessioned2025-09-23T07:59:42Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/297137pt_BR
dc.description.abstractApesar da criação do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1990 e da existência de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) que orientam a formação dos profissionais de saúde com base nos princípios e diretrizes desse sistema, a consolidação de uma formação efetivamente alinhada às necessidades do SUS ainda representa um desafio. A construção de um perfil profissional comprometido com a integralidade do cuidado, a interprofissionalidade, a equidade e a participação social exige transformações profundas nos currículos, nas práticas pedagógicas e na cultura institucional das universidades. Nesse cenário, as experiências formativas que buscam aproximar os estudantes da realidade dos serviços e das comunidades tornam-se fundamentais para a formação crítica e comprometida com a saúde coletiva.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPráticas em saúde coletiva na fonoaudiologia : saberes e fazeres em diálogo. Barueri : Científica Digital, 2025. p. 18-25pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversidadespt_BR
dc.subjectCapacitação profissionalpt_BR
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.titleEducar para o coletivo : uma abordagem pedagógica para a formação em saúde coletivapt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001294118pt_BR


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