Bridging the gap between form and function : a corpus-driven study of lexical bundles and lexical frames across sections of agrarian sciences research articles
Fecha
2023Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Ajudar novos escritores a produzir textos acadêmicos considerados convencionais em inglês, contribui para a visibilidade e o impacto da ciência realizada em países que não tem o idioma como primeira língua. Embora muitas pesquisas tenham sido feitas sobre linguagem formulaica usada como building blocks do discurso acadêmico, poucos estudos têm como objetivo preencher a lacuna entre forma e função (MORENO E SWALES, 2018). Com esse objetivo em mente, este estudo foca na utilização de Lexical Bund ...
Ajudar novos escritores a produzir textos acadêmicos considerados convencionais em inglês, contribui para a visibilidade e o impacto da ciência realizada em países que não tem o idioma como primeira língua. Embora muitas pesquisas tenham sido feitas sobre linguagem formulaica usada como building blocks do discurso acadêmico, poucos estudos têm como objetivo preencher a lacuna entre forma e função (MORENO E SWALES, 2018). Com esse objetivo em mente, este estudo foca na utilização de Lexical Bundles (LBs) e Lexical Frames (LFs) em seções de artigos de pesquisa (AP) na área das Ciências Agrárias (CA). A investigação centrou-se na frequência e nas funções retóricas dos LBs e LFs nas seções Introdução, Metodologia, Resultados & Discussão e Conclusão. Para tanto, foram compilados quatro corpora de cerca de um milhão de palavras cada, constituídos por textos das seções (IMR/DC) de artigos de pesquisa na área de Ciências Agrárias, publicados em inglês, em periódicos internacionais de acesso aberto e revisados por pares. Posteriormente, foram extraídos LB de 5 a 6 palavras que apareceram em pelo menos 5 textos e tivessem frequência mínima de 10 (pmp). Foram extraídos 304 LBs, dos quais 136 foram considerados opacos e 168 considerados transparentes (LAMEIRA, 2022). Os 168 LBs transparentes foram distribuídos de forma desigual pelas quatro seções em estudo: 54 na seção Introdução, 44 na Metodologia, 36 nos Resultados e Discussão e 34 na Conclusão. Após a extração dos LBs, os LFs foram identificados com um método “bundles-to-frames" (BIBER, 2009). Dos 168 LB transparentes, foram identificados 33 LFs (9 na seção Introdução, 4 na Metodologia, 11 nos Resultados e Discussão e 9 na Conclusão). A análise detalhada dos resultados elucida padrões distintos na utilização de LBs e LFs nas seções de artigos de pesquisa, destacando a interação sutil entre forma e função na escrita acadêmica. Estas informações são fundamentais, fornecendo orientação para a concepção de materiais de Inglês para fins acadêmicos (EAP) e garantindo que sejam adaptados para atender às necessidades específicas de novos escritores da área das Ciências Agrárias. ...
Abstract
Helping novice writers produce conventional academic texts in English contributes to the visibility and impact of science carried out in non-English speaking countries. Although much research has been done on formulaic language used as building blocks of academic discourse, fewer studies have aimed at bridging the gap between form and function (MORENDO AND SWALES, 2018). With this objective in mind, this study focused the use of Lexical Bundles (LBs) and Lexical Frames (LFs) across sections of ...
Helping novice writers produce conventional academic texts in English contributes to the visibility and impact of science carried out in non-English speaking countries. Although much research has been done on formulaic language used as building blocks of academic discourse, fewer studies have aimed at bridging the gap between form and function (MORENDO AND SWALES, 2018). With this objective in mind, this study focused the use of Lexical Bundles (LBs) and Lexical Frames (LFs) across sections of research articles (RAs) in the field of Agrarian Sciences (AS). The investigation centered on the frequency and rhetorical functions of LBs and LFs across the sections Introduction, Methodology, Results & Discussion and Conclusion. Therefore, four corpora of about one million words each consisting of texts from the sections (IMR/DC) of research articles in the area of Agrarian Sciences, published in English, in international open access and peer-reviewed journals, were compiled. Subsequently, LBs of 5 to 6 words that appeared in at least 5 texts and had a minimum frequency of 10 (pmw) were extracted. A total of 304 LBs were extracted of which 136 were considered opaque and 168 were considered transparent (LAMEIRA, 2022). The 168 transparent LBs were unevenly distributed across the four sections under study: 54 in the Introduction section, 44 in Methodology, 36 in Results and Discussion, and 34 in Conclusion. Following the extraction of LBs, LFs were identified with a "bundles-to-frames method" (BIBER, 2009). Out of the 168 transparent LBs, a total of 33 LFs were identified (9 in the Introduction section, 4 in Methodology, 11 in Results and Discussion, and 9 in Conclusion). The detailed analysis of the results elucidates distinct patterns in the utilization of LBs and LFs across research article sections, highlighting the nuanced interplay between form and function in academic writing. These insights are paramount, providing guidance for the design of English for Academic Purposes (EAP) materials, and ensuring they are tailored to meet the specific needs of novice writers in Agrarian Sciences. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Italiano: Licenciatura.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (40293)Tesinas Letras (1380)
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