Show simple item record

dc.contributor.advisorFerraretto, Luiz Arturpt_BR
dc.contributor.authorDias, Francielly de Brites Costapt_BR
dc.date.accessioned2025-09-17T06:56:43Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/296818pt_BR
dc.description.abstractEsta tese propõe a construção de um Tipo Ideal conceitual de programa de entretenimento regional na televisão aberta brasileira, com o objetivo de compreender como esse formato pode fortalecer o laço social, promover a identidade local e assegurar a sustentabilidade do meio em um ecossistema marcado pela convergência midiática e pela fragmentação da audiência. Teoricamente fundamentada em autores como Wolton (1996, 2004), Ortiz (1999, 2001), Cannito (2010), Kotler, Kartajaya e Setiawan (2021, 2025), Henry Jenkins (2009) e Castells (2018, 2020), esta pesquisa apresenta um percurso metodológico inspirado no método weberiano de construção de Tipos Ideais (Weber, 1999), utilizando Bardin (2016) e sua Análise de Conteúdo para investigar cinco programas regionais exibidos por afiliadas da Rede Globo em diferentes regiões do país. A trajetória define fronteiras e interseções do entretenimento com o jornalismo e a publicidade, reconhecendo a diversidade de abordagens regionais e suas limitações. Como resultado, apresenta-se um Tipo Ideal de programa de entretenimento regional que sintetiza padrões narrativos e estratégias recorrentes nos programas e articuladas com o referencial teórico que orienta esta pesquisa, servindo como ferramenta de análise e qualificação da produção local e da identificação de novas oportunidades e formatos para o meio. Por fim, entende-se que a valorização do conteúdo regional se configura como uma estratégia de diferenciação competitiva frente às plataformas digitais, ao reforçar o laço social e promover experiências de pertencimento que essas plataformas, sobretudo as on demand, ainda não conseguem replicar com a mesma densidade cultural.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis proposes the development of an ideal type of regional entertainment program on Brazilian broadcast television, with the goal of understanding how this format can strengthen social bonds, promote local identity, and ensure the medium’s sustainability within an ecosystem characterized by media convergence and audience fragmentation. Theoretically grounded in the works of authors such as Wolton (1996, 2004), Ortiz (1999, 2001), Cannito (2010), Kotler, Kartajaya, and Setiawan (2021, 2025), Henry Jenkins (2009), and Castells (2018, 2020), this study follows a methodological approach inspired by Weber’s (1999) method of constructing ideal types, employing Bardin’s (2016) content analysis to examine five regional programs broadcast by Rede Globo affiliates in different regions of Brazil. This study outlines the boundaries and intersections among entertainment, journalism, and advertising, while acknowledging the diversity of regional approaches and their limitations. As a result, an ideal type of regional entertainment program is presented, synthesizing narrative patterns and recurring strategies identified in the analyzed programs and aligned with the research’s theoretical framework. This ideal type serves as a tool for evaluating local production and identifying new opportunities and formats for broadcast television. Finally, it is understood that the valorization of regional content is configured as a strategy of competitive differentiation in the face of digital platforms, by strengthening social bonds and promoting experiences of belonging that these platforms, especially on-demand ones, are not yet able to replicate with the same cultural density.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTelevisionen
dc.subjectTelevisão (Comunicação)pt_BR
dc.subjectEntretenimentopt_BR
dc.subjectEntertainmenten
dc.subjectInfotainmenten
dc.subjectRegional entertainment programen
dc.titleOs Brasis na TV : uma proposta de categorização de programa regional de entretenimento pela perspectiva de tipo ideal, de Max Weberpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001292426pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record