Entre o luto e o movimento : emoções de um corpo e a memória fantasma em Ímpia
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Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa realiza uma análise reflexiva das visualidades que se apresentam na videoarte Ímpia (2024). Entre a feitura da videoarte e a observação do processo, no percurso da pesquisa, há um constante labor investigativo para mapear algumas influências estéticas e emocionais que se conectam à produção em questão, tais como: o fantasma, o feminino e a representação do luto. Busca-se compreender os caminhos poéticos e conceituais que motivaram a criação de Ímpia, considerando influências da da ...
Esta pesquisa realiza uma análise reflexiva das visualidades que se apresentam na videoarte Ímpia (2024). Entre a feitura da videoarte e a observação do processo, no percurso da pesquisa, há um constante labor investigativo para mapear algumas influências estéticas e emocionais que se conectam à produção em questão, tais como: o fantasma, o feminino e a representação do luto. Busca-se compreender os caminhos poéticos e conceituais que motivaram a criação de Ímpia, considerando influências da dança, do cinema e da psique humana. Explora-se a forma como o corpo, atravessado por emoções passadas, pode gerar novos sentidos e imagens. Assim, a pesquisa propõe uma reflexão sobre o modo como o afeto e a memória moldam nossas escolhas artísticas e nossa produção simbólica. O recorte teórico reúne autores de diferentes áreas, com destaque para Georges Didi-Huberman, cuja abordagem oferece suporte para compreender as imagens como dispositivos de pensamento e de memória; Arlindo Machado, que contribui com reflexões sobre a história do audiovisual e da videoarte; e Silvia Federici, que fundamenta a discussão sobre as construções visuais e políticas do corpo feminino. A dissertação, portanto, propõe uma travessia entre vivências, configuração estética e pensamento reflexivo, na busca de tornar presente o que o luto deixou como vestígio e potência criativa. ...
Abstract
This research presents a reflective analysis of the visualities that emerge in the video art piece Ímpia (2024). Between the making of the work and the observation of its process, the research undertakes a constant investigative effort to map out aesthetic and emotional influences connected to the production, such as the ghost, the feminine, and the representation of mourning. It seeks to understand the poetic and conceptual pathways that motivated the creation of Ímpia, considering influences ...
This research presents a reflective analysis of the visualities that emerge in the video art piece Ímpia (2024). Between the making of the work and the observation of its process, the research undertakes a constant investigative effort to map out aesthetic and emotional influences connected to the production, such as the ghost, the feminine, and the representation of mourning. It seeks to understand the poetic and conceptual pathways that motivated the creation of Ímpia, considering influences from dance, cinema, and the human psyche. The study explores how the body, shaped by past emotions, can generate new meanings and images. In doing so, the research proposes a reflection on how affect and memory shape our artistic choices and symbolic production. The theoretical framework brings together authors from various fields, with emphasis on Georges Didi- Huberman, whose approach helps to understand images as devices of thought and memory; Arlindo Machado, who contributes reflections on the history of audiovisual media and video art; and Silvia Federici, whose work grounds the discussion on visual and political constructions of the female body. The dissertation, therefore, proposes a crossing between lived experience, aesthetic configuration, and reflective thought, in an attempt to make present what mourning leaves behind as a trace and creative force. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais: Linha de pesquisa Espaços e Mídias.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (3058)Artes Visuais (507)
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