A formação inicial de professores de inglês como língua adicional na Universidade Federal do Rio Grande do Sul : desafios e perspectivas
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A educação passa por processos de transformações (Nóvoa, 2019), como as novas tecnologias e letramentos, novas maneiras de se conceber o ensino de línguas em contextos plurais e multiculturais. Esses fatores implicam mudanças na formação de professores para que esses sejam profissionais capazes de lidar com as novas demandas sociais e escolares do século XXI. No contexto do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, poucos estudos versam sobre a formação de professores de lín ...
A educação passa por processos de transformações (Nóvoa, 2019), como as novas tecnologias e letramentos, novas maneiras de se conceber o ensino de línguas em contextos plurais e multiculturais. Esses fatores implicam mudanças na formação de professores para que esses sejam profissionais capazes de lidar com as novas demandas sociais e escolares do século XXI. No contexto do curso de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, poucos estudos versam sobre a formação de professores de língua adicional (Souza, 2015; Kirsch, 2017; Vial, 2017; Schardong e Sarmento, 2021). O presente estudo tem por finalidade identificar e compreender os principais desafios enfrentados na formação de um grupo de discentes do curso de licenciatura em Letras-Inglês da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e seus impactos nas suas práticas pedagógicas. Ancorado na teoria do professor crítico-reflexivo (Zeichner, 1993; Kumaravadivelu, 2003; Costa e Schlatter, 2017; Nóvoa, 2019; Liberalli, 2021) e na compreensão da Língua Inglesa como uma língua global, a pesquisa propõe uma reflexão sobre as práticas dos docentes em formação, aquilo que aprendem ao longo do curso de Letras-Inglês e nos programas de formação de professores na UFRGS. Um questionário contendo perguntas abertas e fechadas acerca da formação de professores de Inglês como língua adicional foi aplicado com 18 participantes. A análise dos dados coletados nesta pesquisa foi de natureza interpretativa, com foco na abordagem qualitativa com elementos quantitativos (Erickson, 1985; Dörnyei, 2007). Os achados indicam que os discentes participantes percebem um distanciamento entre as disciplinas teóricas e as disciplinas práticas, o que evidencia a dicotomia entre teoria e prática na instituição. Em decorrência, os participantes apontam que o maior desafio é aplicar aquilo que aprendem nas disciplinas na prática. Ademais, os discentes entendem que as disciplinas práticas deveriam estar distribuídas no currículo em vez de ficarem restritas aos últimos semestres do curso. Por outro lado, os dados obtidos sugerem que os programas de formação de professores oferecidos na instituição têm impactos positivos na prática e na forma como os participantes se percebem como professores, sendo também oportunidades de contato com a sala de aula desde o início do curso. ...
Abstract
Education undergoes processes of transformation (Nóvoa, 2019), such as new technologies and literacies, new ways of conceiving language teaching in plural and multicultural contexts. These factors imply changes in teacher education so that these professionals are capable of dealing with the new social and educational demands of the 21st century. In the context of the Languages and Literature Program at the Federal University of Rio Grande do Sul, few studies have focused on additional language ...
Education undergoes processes of transformation (Nóvoa, 2019), such as new technologies and literacies, new ways of conceiving language teaching in plural and multicultural contexts. These factors imply changes in teacher education so that these professionals are capable of dealing with the new social and educational demands of the 21st century. In the context of the Languages and Literature Program at the Federal University of Rio Grande do Sul, few studies have focused on additional language teacher education (Souza, 2015; Kirsch, 2017; Vial, 2017; Schardong e Sarmento, 2021). The present study aims to identify and comprehend the main challenges faced in the education of a group of students in the English Language Teaching undergraduate program at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) and their impacts on their pedagogical practices. Anchored in the theory of reflective critical teaching (Zeichner, 1993; Kumaravadivelu, 2003; Costa e Schlatter, 2017; Nóvoa, 2019; Liberalli, 2021) and in the understanding of the English language as a global language, the research proposes a reflection on the practices of teachers in training and what they learn throughout the English Language Teaching program and in teacher education programs offered at UFRGS. A questionnaire containing open and closed questions about the education of English teachers as an additional language was administered to 18 participants. The analysis of the data collected in this research was interpretive in nature, focusing on a qualitative approach with quantitative elements (Erickson, 1985; Dörnyei, 2007). The findings indicate that the participating students perceive a gap between theoretical and practical subjects, which highlights the dichotomy between theory and practice within the institution. Consequently, the participants point out that the greatest challenge is to apply what they learn in the practical subjects. Furthermore, the students understand that practical subjects should be distributed throughout the curriculum instead of being restricted to the final semesters of the program. On the other hand, the obtained data suggest that the institution's teacher education programs have positive impacts on practice and on how participants perceive themselves as teachers, also providing opportunities for classroom experience from the beginning of the course. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Inglês: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1380)
Este item está licenciado na Creative Commons License


