A capoeira como ancestralidade africana sob uma lente matemática
| dc.contributor.advisor | Dalcin, Andréia | pt_BR |
| dc.contributor.author | Saraiva, Daniele Lemes | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-09-09T06:55:35Z | pt_BR |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/296341 | pt_BR |
| dc.description.abstract | A pesquisa teve por objetivo propor e analisar uma prática pedagógica que envolva os movimentos da capoeira, provocando discussões sobre a cultura e a herança afro-brasileira com o intuito de compreender algumas relações entre a capoeira, a ancestralidade africana e a matemática que emergem de uma prática pedagógica específica em um contexto escolar. A partir disso, a pesquisa foi orientada pela seguinte questão: “Como desenvolver uma prática pedagógica na aula de matemática que reconheça e valorize a capoeira como herança afrobrasileira?”. Para o desenvolvimento da pesquisa foi elaborada e aplicada a prática pedagógica denominada “Quando a história cala, a capoeira fala: Resistência africana em movimento” que foi organizada em três etapas: quando a história cala a capoeira fala; gingando, fotografando, resistindo; e matemática(s) do movimento da capoeira e da escola. Como resultado, observouse que as estudantes conseguiram identificar elementos matemáticos como ângulos e geometria nos movimentos da capoeira, associando esses conceitos com os gestos corporais e ritmos da atividade. Embora não houvesse uma resposta exata sobre a percepção matemática, foi possível identificar um interesse crescente e uma compreensão das estudantes de que a matemática está presente em diversas manifestações culturais, ampliando o entendimento de que ensinar e aprender matemática pode ser um processo dinâmico, culturalmente significativo e libertador. A pesquisa reforçou a importância de integrar práticas culturais no currículo escolar, promovendo uma aprendizagem sensível, conectada com a realidade e a identidade das alunas. O estudo também evidenciou a necessidade de rompimento com o ensino tradicional e colonizador, favorecendo a valorização de outros saberes, como os oriundos das culturas afrobrasileiras. Conclui-se que a capoeira, enquanto prática cultural, tem grande potencial pedagógico, proporcionando um espaço para a matemática se revelar de maneira espontânea e com significado, além de contribuir para a desconstrução de estigmas sobre o ensino da disciplina. | pt_BR |
| dc.description.abstract | The research aimed to investigate how students perceive and interpret mathematics in the movements of a capoeira circle, with the goal of analyzing the integration of culture, body, and mathematical knowledge in mathematics education. The guiding question was: "How do students perceive and interpret mathematics in the movements of a capoeira circle?" The methodology used was data triangulation, involving the analysis of photographs of students' movements, identification of the mathematical concepts that spontaneously emerged, and impressions recorded through an online, anonymous open-ended questionnaire. As a result, it was observed that the students were able to identify mathematical elements such as angles and geometry in the movements of capoeira, associating these concepts with the bodily gestures and rhythms of the activity. Although there was no exact answer regarding the mathematical perception, it was possible to identify a growing interest and understanding among the students that mathematics is present in various cultural manifestations, broadening the understanding that teaching and learning mathematics can be a dynamic, culturally significant, and liberating process. The research reinforced the importance of integrating cultural practices into the school curriculum, promoting learning that is more sensitive, connected to reality, and aligned with the identity of the students. The study also highlighted the need to break away from traditional and colonizing education, fostering the appreciation of other forms of knowledge, such as those derived from Afro-Brazilian cultures. It is concluded that capoeira, as a cultural practice, has great pedagogical potential, providing a space for mathematics to be revealed in a spontaneous and meaningful way, as well as contributing to the deconstruction of stigmas related to the teaching of the discipline. | en |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Open Access | en |
| dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
| dc.subject | Mathematics | en |
| dc.subject | Capoeira | pt_BR |
| dc.subject | Decolonial | en |
| dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
| dc.subject | Afro-Brazilian culture | en |
| dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
| dc.subject | Corporeality | en |
| dc.subject | Ângulo | pt_BR |
| dc.subject | Angles | en |
| dc.title | A capoeira como ancestralidade africana sob uma lente matemática | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
| dc.identifier.nrb | 001292650 | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
| dc.degree.department | Instituto de Matemática e Estatística | pt_BR |
| dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
| dc.degree.date | 2025 | pt_BR |
| dc.degree.graduation | Matemática: Licenciatura | pt_BR |
| dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Matemática (425)

