A facultatividade da prática da educação física escolar e o ensino médio noturno
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Tipo
Outro título
The faculty of practice of school physical education and eveninghigh school
La facultad de práctica de educación física escolar y laenseñanza secundarianocturna
Assunto
Resumo
Este estudo tem o objetivo de discutir as questões legislativas e curriculares que situam a Educação Física como facultativa para a ampla maioria dos estudantes do Ensino Médio noturno, destacando os efeitos nesse contexto. Para tanto, foram analisados os discursos presentes na Lei de Diretrizes e Base –LDB (Brasil, 1996), na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018) e no Referencial Curricular Gaúcho – RCG (2020) quanto aos aspectos a serem considerados nas aulas de Educação Física. ...
Este estudo tem o objetivo de discutir as questões legislativas e curriculares que situam a Educação Física como facultativa para a ampla maioria dos estudantes do Ensino Médio noturno, destacando os efeitos nesse contexto. Para tanto, foram analisados os discursos presentes na Lei de Diretrizes e Base –LDB (Brasil, 1996), na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018) e no Referencial Curricular Gaúcho – RCG (2020) quanto aos aspectos a serem considerados nas aulas de Educação Física. Em paralelo, foram realizadas entrevistas com professores de Educação Física que atuam no Ensino Médio noturno em escolas da rede pública do Estado do Rio Grande do Sul -RS. As ferramentas analíticas estão apoiadas nos Estudos Culturais. Indica-se que há diferentes discursos entre os documentos. Fica evidenciado que os docentes consideram a cultura da escola noturna e as identidades em circulação nesse âmbito ao darem contornos a uma docência que busca a garantia do acesso dos estudantes às aulas de Educação Física, ainda que a ampla maioria possa solicitar dispensa. Esse movimento dos docentes pode ser situado como uma ação de contraconduta. ...
Abstract
This study aims to discuss the legislative and curricular issues that place Physical Education as optional for the vast majority of evening high school students, highlighting the effects in this context. To this end, the speeches present in the Law of Guidelines and Base –LDB (Brazil, 1996), in the National Curricular Common Core–BNCC (Brazil, 2018) and in the Gaúcho Curricular Reference –RCG (2020) were analyzed regarding the aspects to be considered in Physical Education classes. In parallel, ...
This study aims to discuss the legislative and curricular issues that place Physical Education as optional for the vast majority of evening high school students, highlighting the effects in this context. To this end, the speeches present in the Law of Guidelines and Base –LDB (Brazil, 1996), in the National Curricular Common Core–BNCC (Brazil, 2018) and in the Gaúcho Curricular Reference –RCG (2020) were analyzed regarding the aspects to be considered in Physical Education classes. In parallel, interviews were carried out with Physical Education teachers who work in high school at night in public schools in the State of Rio Grande do Sul -RS. The analytical tools are supported by Cultural Studies. It is indicated that there are different discourses between the documents. It is evident that teachers consider the culture of night school and the identities in circulation in this context when giving contours to teaching that seeks to guarantee students' access to Physical Education classes, even though the vast majority can request exemption. This movement by teachers can be seen as an action of counter-conduct. ...
Resumen
Este estudio tiene como objetivo discutir las cuestiones legislativas y curriculares que colocan la Educación Física como optativa para la gran mayoría de los estudiantes dela enseñanza secundaria nocturna, destacando los efectos en este contexto. Para ello, se analizaron los discursos presentes en la Ley de Orientaciones y Bases –LDB (Brasil, 1996), en la Base Nacional Común Curricular –BNCC (Brasil, 2018) y en la Referencia Curricular Gaúcha –RCG (2020) sobre la aspectos a considerar en las c ...
Este estudio tiene como objetivo discutir las cuestiones legislativas y curriculares que colocan la Educación Física como optativa para la gran mayoría de los estudiantes dela enseñanza secundaria nocturna, destacando los efectos en este contexto. Para ello, se analizaron los discursos presentes en la Ley de Orientaciones y Bases –LDB (Brasil, 1996), en la Base Nacional Común Curricular –BNCC (Brasil, 2018) y en la Referencia Curricular Gaúcha –RCG (2020) sobre la aspectos a considerar en las clases de Educación Física. Paralelamente, se realizaron entrevistas a profesores de Educación Física que actúan en la enseñanza secundaria nocturna en escuelas públicas del Estado de Rio Grande do Sul -RS. Las herramientas analíticas están respaldadas por Estudios Culturales. Se indica que existen diferentes discursos entre los documentos. Es evidente que los docentes consideran la cultura de la escuela nocturna y las identidades que circulan en ese contexto al momento de dar contornos a una enseñanza que busca garantizar el acceso de los estudiantes a las clases de Educación Física, aunque la gran mayoría puede solicitar la exención. Este movimiento de los docentes puede verse como una acción de contraconducta. ...
Contido em
Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP. Vol. 18, n. 1 (jan./dez. 2024), e6722141, p. 1-18.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (44386)Ciências da Saúde (12174)
Este item está licenciado na Creative Commons License


