A contação de histórias como ação territorial : uma perspectiva psicanalítica na escuta da infância
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A partir de uma experiência acadêmica de intervenções em território com crianças, este trabalho busca registrar os aprendizados e apresentar referências teóricas sobre a atividade de contação de histórias sob a perspectiva psicanalítica. A proposta deste estudo se fundamenta em autores que discutem a importância da contação de histórias, as intervenções baseadas na psicanálise e os estudos sobre a infância. Assim, procura-se dar voz, por meio da escrita, às vivências proporcionadas pela interve ...
A partir de uma experiência acadêmica de intervenções em território com crianças, este trabalho busca registrar os aprendizados e apresentar referências teóricas sobre a atividade de contação de histórias sob a perspectiva psicanalítica. A proposta deste estudo se fundamenta em autores que discutem a importância da contação de histórias, as intervenções baseadas na psicanálise e os estudos sobre a infância. Assim, procura-se dar voz, por meio da escrita, às vivências proporcionadas pela intervenção, destacando a relevância do brincar como ferramenta essencial na infância, da palavra e da narrativa como meio de constituição e ressignificação, além de abrir espaço para uma reflexão crítica sobre a prática. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humana. Curso de Psicologia.
Coleções
-
TCC Psicologia (512)
Este item está licenciado na Creative Commons License


