A Educação para o desenvolvimento sustentável e a educação ambiental popular na percepção de educadores ambientais no Brasil e no México
Data
2023Tipo
Outro título
Una educación para el desarrollo sostenible y la educação ambiental popular en la percepción de los educadores ambientales en Brasil y en México
Education for sustainable development and popular environmental education in the perception of environmental educators in Brazil and Mexico
Assunto
Resumo
Este estudo tem por objetivo apresentar percepções de educadores(as) ambientais sobre a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e a Educação Ambiental Popular (EAP). Resultado de um estágio em nível de pós-doutorado,parte, num primeiro momento, de um estabelecimento conceitual epistemológico dos horizontes da (EDS) e da (EAP). Num segundo momento, através de uma abordagem qualitativa com epistemologia da hermenêutica filosófica, realiza a escuta de 10 (dez) pesquisadores(as) em Educaç ...
Este estudo tem por objetivo apresentar percepções de educadores(as) ambientais sobre a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e a Educação Ambiental Popular (EAP). Resultado de um estágio em nível de pós-doutorado,parte, num primeiro momento, de um estabelecimento conceitual epistemológico dos horizontes da (EDS) e da (EAP). Num segundo momento, através de uma abordagem qualitativa com epistemologia da hermenêutica filosófica, realiza a escuta de 10 (dez) pesquisadores(as) em Educação Ambiental sobre o tema, sendo 5 (cinco) do Brasil e 5 (cinco) do México. Os resultados demonstram a diferença dos projetos de cada matriz educacional. Apontam para o crescimento da (EDS), na região, enquanto política neoliberal que já integra o Plano Nacional de Educação do Brasil e o Plano Nacional de Desenvolvimento do México. As percepções consideram o não atingimento dos objetivos da (EDS) e sugerem a adoção da (EAP) ou da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. ...
Resumen
Este estudio tiene como objetivo presentar las percepciones de los educadores ambientales sobre la Educación para el Desarrollo Sostenible (EDS) y la Educación Ambiental Popular (EAP). El resultado de una Práctica Posdoctoral parte, en un primer momento, de un establecimiento conceptual epistemológico de los horizontes de la (EDS) y la (EAP). En un segundo momento, a través de un abordaje cualitativo con epistemología de la hermenéutica filosófica, escucha a 10 (diez) investigadores en Educació ...
Este estudio tiene como objetivo presentar las percepciones de los educadores ambientales sobre la Educación para el Desarrollo Sostenible (EDS) y la Educación Ambiental Popular (EAP). El resultado de una Práctica Posdoctoral parte, en un primer momento, de un establecimiento conceptual epistemológico de los horizontes de la (EDS) y la (EAP). En un segundo momento, a través de un abordaje cualitativo con epistemología de la hermenéutica filosófica, escucha a 10 (diez) investigadores en Educación Ambiental sobre el tema, 5 (cinco) de Brasil y 5 (cinco) de México. Los resultados demuestran la diferencia entre los proyectos de cada matriz educativa. Señalanel crecimiento de (EDS) en la región como una política neoliberal que ya forma parte del Plan Nacional de Educación en Brasil y el Plan Nacional de Desarrollo en México. Las percepciones consideran la no consecución de los objetivos de la (EDS) y sugierenla adopción de (EAP) o Educación Ambiental para la Sostenibilidad. ...
Abstract
This study aims to present perceptions of environmental educators about Education for Sustainable Development (EDS) and Popular Environmental Education (EAP). The result of a Postdoctoral Internship starts, at first, with an epistemological conceptual establishment of the horizons of the (EDS) and the (EAP). In a second moment, through a qualitative approach with epistemology of philosophical hermeneutics, it listens to 10 (ten) researchers in Environmental Education on the subject, 5 (five) fr ...
This study aims to present perceptions of environmental educators about Education for Sustainable Development (EDS) and Popular Environmental Education (EAP). The result of a Postdoctoral Internship starts, at first, with an epistemological conceptual establishment of the horizons of the (EDS) and the (EAP). In a second moment, through a qualitative approach with epistemology of philosophical hermeneutics, it listens to 10 (ten) researchers in Environmental Education on the subject, 5 (five) from Brazil and 5 (five) from Mexico. The results demonstrate the difference between the projects of each educational matrix. They point to the growth of (EDS) in the region as a neoliberal policy that is already part of the National Education Plan in Brazil and the National Development Plan in Mexico. Perceptions consider the non-achievement of (EDS) objectives and suggest the adoption of (EAP) or Environmental Education for Sustainability. ...
Contido em
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. Araraquara, SP. Vol. 18, (2023), e023095, p. 1-24
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (44386)Ciências Humanas (7695)
Este item está licenciado na Creative Commons License


