Pensamento computacional e sua identidade conceitual no pós-BNCC : uma análise crítica das ambiguidades persistentes
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Data
2025Tipo
Outro título
Computational thinking and its conceptual identity in the post-BNCC era: a critical analysis of persistent ambiguities
Pensamiento computacional y su identidad conceptual en el post-BNCC : un análisis crítico de las amigüedades persistentes
Assunto
Resumo
A inclusão do Pensamento Computacional (PC) como competência obrigatória na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)Computaçãoem 2022 consolidou sua presença no currículo da Educação Básica brasileira. No entanto, a consolidação conceitual do PC ainda enfrenta desafios significativos, especialmente no campo da formação docente e da produção acadêmica. Este artigo analisa criticamente oito documentos, entre artigos científicos e materiais educacionais, publicados após a publicação da BNCC Computaçã ...
A inclusão do Pensamento Computacional (PC) como competência obrigatória na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)Computaçãoem 2022 consolidou sua presença no currículo da Educação Básica brasileira. No entanto, a consolidação conceitual do PC ainda enfrenta desafios significativos, especialmente no campo da formação docente e da produção acadêmica. Este artigo analisa criticamente oito documentos, entre artigos científicos e materiais educacionais, publicados após a publicação da BNCC Computação, com o objetivo de identificar padrões recorrentes de ambiguidade conceitual e uso indevido do termo. A metodologia adotada foi qualitativa, com abordagem crítica-documental e análise epistemológica. Os resultados indicam que muitos dos documentos analisados apresentam definições vagas, apropriações metafóricas ou interpretações imprecisas do conceito de PC, frequentemente baseadas em leituras acríticas da definição inaugural de Wing (2006). Identificaram-se também exemplos de uso do conceito como rótulo genérico, dissociado de critérios técnicos mínimos, como a necessidade de estruturação lógica, representações formalizáveis e potencialde execução computacional. A análise evidencia o risco de diluição do conceito no campo educacional, comprometendo sua aplicação curricular e a formação docente. Como alternativa, propõe-se uma reconstrução conceitual ancorada em três princípios: clareza epistemológica, fidelidade técnica e sensibilidade didática. O artigo conclui com diretrizes para definições educacionais mais precisas de PC, defendendo sua especificidade como competência computacional distinta e sua relevância pedagógica quando corretamente compreendida e aplicada. A contribuição desta análise está em reforçar a necessidade de rigor conceitual para garantir a efetividade do PC no contexto educacional brasileiro. ...
Abstract
The inclusion of Computational Thinking (CT) as a mandatory competence in the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC) –Computation, in 2022, consolidated its presence in the Basic Education curriculum. However, the conceptual consolidation of CT still faces significant challenges, especially in teacher training and academic production. This article critically analyzes eight documents, including scientific articles and educational materials, published after the BNCC Computation release, ...
The inclusion of Computational Thinking (CT) as a mandatory competence in the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC) –Computation, in 2022, consolidated its presence in the Basic Education curriculum. However, the conceptual consolidation of CT still faces significant challenges, especially in teacher training and academic production. This article critically analyzes eight documents, including scientific articles and educational materials, published after the BNCC Computation release, aiming to identify recurring patterns of conceptual ambiguity and misuse of the term. The methodology adopted was qualitative, with a critical-documentary approach and epistemological analysis. The results indicate that many of the analyzed documents present vague definitions, metaphorical appropriations, or imprecise interpretations of the CT concept, often based on uncritical readings of Wing's (2006) original definition. Instances were also identified where the concept is used as a generic label, dissociated from minimum technical criteria such as logical structuring, formalizable representations, and computational execution potential. The analysis highlights the risk of conceptual dilution in the educational field, compromising its curricular application and teacher preparation. As an alternative, the study proposes a conceptual reconstruction anchored in three principles: epistemological clarity, technical fidelity, and didactic sensitivity. The article concludes by offering guidelines for more precise educational definitions of CT, defending its specificity as a distinct computational competence and its pedagogical relevance when correctly understood and applied. This analysis reinforces the need for conceptual rigor to ensure the effective integration of CT into Brazilian educational contexts. ...
Resumen
La inclusión del Pensamiento Computacional (PC) como competencia obligatoria en la Base Nacional Común Curricular (BNCC) –Computación, en 2022, consolidó su presencia en el currículo de la Educación Básica brasileña. Sin embargo, la consolidación conceptual del PC aún enfrenta desafíos significativos, especialmente en el campo de la formación docente y de la producción académica. Este artículo analiza críticamente ocho documentos, entre artículos científicos y materiales educativos, publicados ...
La inclusión del Pensamiento Computacional (PC) como competencia obligatoria en la Base Nacional Común Curricular (BNCC) –Computación, en 2022, consolidó su presencia en el currículo de la Educación Básica brasileña. Sin embargo, la consolidación conceptual del PC aún enfrenta desafíos significativos, especialmente en el campo de la formación docente y de la producción académica. Este artículo analiza críticamente ocho documentos, entre artículos científicos y materiales educativos, publicados tras la promulgación de la BNCC Computación, con el objetivo de identificar patrones recurrentes de ambigüedad conceptual y uso indebido del término. La metodología adoptada fue cualitativa, con un enfoque crítico-documental y un análisis epistemológico. Los resultados indican que muchos de los documentos analizados presentan definiciones vagas, apropiaciones metafóricas o interpretaciones imprecisas del concepto de PC, frecuentemente basadas en lecturas acríticas de la definición inaugural de Wing (2006). También se identificaron casos en los que el concepto es utilizado como etiqueta genérica, disociado de criterios técnicos mínimos, como la estructuración lógica, las representaciones formalizables y el potencial de ejecución computacional. El análisis evidencia el riesgo de dilución conceptual en el ámbito educativo, comprometiendo su aplicación curricular y la formación docente. Como alternativa, se propone una reconstrucción conceptual anclada en tres principios: claridad epistemológica, fidelidad técnica ysensibilidad didáctica. El artículo concluye proponiendo directrices para definiciones educativas más precisas del PC, defendiendo su especificidad como competencia computacional distinta y su relevancia pedagógica cuando es correctamente comprendida y aplicada. Esta contribución refuerza la necesidad de rigor conceptual para garantizar la efectividad del PC en el contexto educativo brasileño. ...
Contido em
Revista Edutec [recurso eletrônico]. Campo Grande, MS. Vol. 5, n. 1 (2025), 27 p.
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