Inventário de habilidades táticas para o esporte : validação transcultural para o polo aquático
View/ Open
Date
2025Author
Advisor
Academic level
Doctorate
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A identificação, bem como o monitoramento do nível de conhecimento tático tem como objetivo principal contribuir para a evolução dos processos de ensino-aprendizagem, controle de treino e melhora do desempenho, fornecendo subsídios para que os treinadores possam guiar seus jogadores neste complexo processo de desenvolvimento. A utilização de instrumentos avaliativos válidos e fidedignos garante qualidade e confiabilidade à medida obtida. Assim, o presente estudo aborda o tema avaliação do conhe ...
A identificação, bem como o monitoramento do nível de conhecimento tático tem como objetivo principal contribuir para a evolução dos processos de ensino-aprendizagem, controle de treino e melhora do desempenho, fornecendo subsídios para que os treinadores possam guiar seus jogadores neste complexo processo de desenvolvimento. A utilização de instrumentos avaliativos válidos e fidedignos garante qualidade e confiabilidade à medida obtida. Assim, o presente estudo aborda o tema avaliação do conhecimento tático no polo aquático e se divide em três estudos, conforme descrição a seguir: (i) revisar de maneira crítica os instrumentos de avaliação do conhecimento tático nos esportes de invasão, buscando estabelecer possíveis relações com o polo aquático em oito base de dados por meio das palavras “declarative”, “perceptual”, “test validation”, “team sports”, “self reporting”, "tactical assessment", “assessment”, “decision mak*”, “gpai”, “validation”, “game-test”, “sports”, “inventory”, “tactical”, “tactical knowledge”, “tactical skills” e seus sinônimos e discuti-los à luz dos conceitos de cognição e conhecimento tático sobre o jogo; (ii) realizar a validação transcultural do Tactical Skills Inventory For Sports (TACSIS), por meio da tradução, adaptação e análise de evidências de validade e fidedignidade do mesmo; (iii) comparar o nível de conhecimento tático de jogadores de polo aquático em relação à idade e experiência na modalidade, dividindo os 182 jogadores avaliadas pelo TACSIS em grupos por faixa de idade e por tempo de experiência. Foram encontrados os seguintes resultados: (i) 15 instrumentos avaliativos foram identificados, entre eles o TACSIS e o Game Performance Assessment Instrument (GPAI). No entanto, não foram encontrados instrumentos para avaliação do conhecimento tático no polo aquático. (ii) O TACSIS, após processo de tradução e adaptação, apresentou evidências de validade baseada no conteúdo do instrumento. Evidências com base na sensibilidade, confiabilidade e reprodutibilidade também foram demonstradas. (iii) Tempo de experiência influenciou no nível de conhecimento tático dos jogadores, de maneira que quanto maior o tempo de experiência, melhor foram os resultados do TACSIS. Esses resultados asseguram a possibilidade de avaliação precisa e confiável do conhecimento tático de jogadores de polo aquático por meio do TACSIS, tanto no âmbito da formação quanto do desempenho. Nesse caso, os profissionais poderão pautar o planejamento e suas decisões metodológicas com base nesses resultados. ...
Abstract
The identification and monitoring of tactical knowledge levels primarily aim to support the advancement of teaching–learning processes, training control, and performance enhancement by providing coaches with the necessary tools to guide their athletes through this complex developmental pathway. The use of valid and reliable assessment instruments ensures the quality and trustworthiness of the measured outcomes. Accordingly, the present study addresses the assessment of tactical knowledge in wat ...
The identification and monitoring of tactical knowledge levels primarily aim to support the advancement of teaching–learning processes, training control, and performance enhancement by providing coaches with the necessary tools to guide their athletes through this complex developmental pathway. The use of valid and reliable assessment instruments ensures the quality and trustworthiness of the measured outcomes. Accordingly, the present study addresses the assessment of tactical knowledge in water polo through three interconnected investigations, as outlined below: (i) to critically review the instruments for assessing tactical knowledge in invasion sports, aiming to establish potential conections with water polo by conducting a systematic search across eight databases using the keywords “declarative,” “perceptual,” “test validation,” “team sports,” “self-reporting,” "tactical assessment," “assessment,” “decision mak*,” “gpai,” “validation,” “game-test,” “sports,” “inventory,” “tactical,” “tactical knowledge,” “tactical skills,” and their synonyms, and to discuss these instruments in light of concepts related to game cognition and knowledge; (ii) to perform the cross-cultural validation of the Tactical Skills Inventory for Sports (TACSIS) through translation, adaptation, and analysis of evidence regarding its validity and reliability; (iii) to compare the level of tactical skills of water polo players regarding age and experience by grouping 182 athletes assessed via the TACSIS according to age range and years of experience. The main findings were as follows: (i) Fifteen assessment instruments were identified, including TACSIS and the Game Performance Assessment Instrument (GPAI). However, no instruments specifically designed for assessing tactical knowledge in water polo were found. (ii) The TACSIS, after undergoing translation and adaptation procedures, demonstrated content validity. Additional evidence regarding its sensitivity, reliability, and reproducibility was also established. (iii) Playing experience had a significant influence on tactical knowledge levels, with longer experience associated with higher TACSIS scores. These findings support the potential for accurate and reliable assessment of tactical knowledge in water polo players using the TACSIS, both for developmental and performance-related purposes. Consequently, professionals can base their planning and methodological decisions on these results. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano.
Collections
-
Health Sciences (9620)Human Movement Sciences (1025)
This item is licensed under a Creative Commons License


