Ensino de composição musical com aplicativos daw para celulares smartphone : uma pesquisa-ação com jovens em um curso de extensão
dc.contributor.advisor | Souza, Jusamara Vieira de | pt_BR |
dc.contributor.author | Borges, Bruno da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-08-13T08:01:19Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/295130 | pt_BR |
dc.description.abstract | A minha pesquisa surge do meu interesse pela área de música e tecnologia, principalmente a utilização de celulares na música, além de minhas atuações como professor de música, músico e compositor. Tem-se como objetivo geral investigar as possibilidades e estratégias de ensino da composição musical utilizando aplicativos DAW para smartphones. A metodologia foi a pesquisa-ação (Tripp, 2005). Foi realizado um curso de composição musical com smartphones, com 4 jovens mulheres, ao longo de 12 encontros. A coleta de dados abarcou a gravação dos encontros em vídeo, relatórios, anotações, murais virtuais, registros em áudio e entrevistas semiestruturadas. O processo de composição desenvolvido com as participantes aconteceu gradualmente em camadas de instrumentos, de forma semelhante ao modelo top-lining, descrito por Bell, Cacho e Okasha (2023), que se apoiaram em Bennet (2012). A partir do curso, as participantes puderam realizar experimentações musicais, tomando decisões através de audiação, escolhas de timbres e efeitos, compondo suas músicas com os celulares e realizando os seus primeiros lançamentos autorais. Conforme discutido por diversos autores (e.g., Moorefield, 2005, Bell, 2018; King, 2018; Pendergast, 2021) passamos por um momento de "linhas borradas", no qual, as DAWs permitem que diferentes papéis sejam desempenhados pelo mesmo indivíduo (Walzer, 2020). A utilização de DAWs para smartphones explicita as possibilidades de portabilidade e democratização do estúdio, entendido como um espaço simbólico (Waldron, 2017) moldado por aspectos sociais e culturais. | pt_BR |
dc.description.abstract | The research arises from my interest in the area of music and technology, especially the use of cell phones in music, in addition to my work as a music teacher, musician and composer. The overall aim is to investigate the possibilities and strategies for teaching musical composition using DAW applications for smartphones. The methodology used was the action-research (Tripp, 2005). A music composition course using smartphones was held with 4 young women over 12 meetings. Data collection included video recordings of the meetings, reports, notes, virtual bulletin boards, audio recordings and semi-structured interviews. The composition process developed with the participants happened gradually in layers of instruments, similar to the top-lining model described by Bell, Cacho and Okasha (2023), who were based on Bennet (2012). After the course, participants were able to experiment with music, making decisions through audiation, choosing timbres and effects, composing their music using their cell phones and releasing their first original songs. As discussed by several authors (e.g., Moorefield, 2005, Bell, 2018; King, 2018; Pendergast, 2021), we are going through a moment of "blurred lines", in which DAWs allow different roles to be played by the same individual (Walzer, 2020). The use of DAWs for smartphones highlights the possibilities of portability and democratization of the studio, understood as a symbolic space (Waldron, 2017) shaped by social and cultural aspects. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teaching music composition | en |
dc.subject | Ensino musical | pt_BR |
dc.subject | Composição musical | pt_BR |
dc.subject | DAW for smartphones | en |
dc.subject | Smartphone | pt_BR |
dc.subject | Composition course with cell phones | en |
dc.subject | Pesquisa-ação | pt_BR |
dc.subject | Action-research | en |
dc.title | Ensino de composição musical com aplicativos daw para celulares smartphone : uma pesquisa-ação com jovens em um curso de extensão | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001290850 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Música : habilitação em Educação Musical | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2025 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License

-
Linguística, Letras e Artes (3020)Música (434)