Na beira do abismo : passos e tropeços na criação em palhaçaria
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Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A partir das experiências do autor como palhaço e orientador de oficinas de palhaçaria, propõe-se como tema central de investigação a questão: é possível instaurar um território de criação na palhaçaria a partir dos afetos? Para examinar essa questão foi formado um grupo de pesquisa, composto inicialmente com treze pessoas, com o propósito de desenvolver e promover um processo criativo-formativo extensivo. Como parte do processo realizou-se a montagem e apresentação de um espetáculo no formato ...
A partir das experiências do autor como palhaço e orientador de oficinas de palhaçaria, propõe-se como tema central de investigação a questão: é possível instaurar um território de criação na palhaçaria a partir dos afetos? Para examinar essa questão foi formado um grupo de pesquisa, composto inicialmente com treze pessoas, com o propósito de desenvolver e promover um processo criativo-formativo extensivo. Como parte do processo realizou-se a montagem e apresentação de um espetáculo no formato de um cabaré de palhaços, intitulado Na beira do abismo. A investigação foi documentada por meio de fotografias, vídeos e diários de trabalho, fornecendo suporte para a reflexão sobre o processo de formação, composição e criação em palhaçaria. A pesquisa se apoia nas reflexões de Jacques Lecoq e Luís Otávio Burnier buscando uma compreensão atual da arte da palhaçaria. Aproxima-se do método da cartografia proposto por Luciano Bedin da Costa, Suely Rolnik, Virginia Kastrup e Eduardo Passos com base nos conceitos de Gilles Deleuze e Félix Guattari. O conceito de afeto é explorado a partir das propostas do filósofo Baruch Espinosa, compreendendo o palhaço como um ser que joga um jogo dos afetos. ...
Resumen
A partir de las experiencias del autor como payaso y facilitador de talleres de payasos, se plantea como tema central de investigación la pregunta: ¿es posible establecer un territorio de creación en la payasada a partir de los afectos? Para examinar esta cuestión, se formó un grupo de investigación, inicialmente compuesto por trece personas, con el propósito de desarrollar y promover un proceso creativo-formativo extensivo. Como parte del proceso, se llevó a cabo el montaje y la presentación d ...
A partir de las experiencias del autor como payaso y facilitador de talleres de payasos, se plantea como tema central de investigación la pregunta: ¿es posible establecer un territorio de creación en la payasada a partir de los afectos? Para examinar esta cuestión, se formó un grupo de investigación, inicialmente compuesto por trece personas, con el propósito de desarrollar y promover un proceso creativo-formativo extensivo. Como parte del proceso, se llevó a cabo el montaje y la presentación de un espectáculo en el formato de un cabaret de payasos, titulado Na beira do abismo. La investigación se documentó a través de fotografías, vídeos y diarios de trabajo, proporcionando apoyo para la reflexión sobre el proceso de formación, composición y creación en la payasada. La investigación se basa en las reflexiones de Jacques Lecoq y Luís Otávio Burnier, buscando una comprensión actual del arte de la payasada. Se acerca al método de la cartografía propuesto por Luciano Bedin da Costa, Suely Rolnik, Virginia Kastrup y Eduardo Passos basado en los conceptos de Gilles Deleuze y Félix Guattari. El concepto de afecto se explora a partir de las propuestas del filósofo Baruch Spinoza, comprendiendo al payaso como un ser que juega un juego de afectos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (3020)Artes Cênicas (231)
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