Arte e Jogo : novos modos temporários de uso
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Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Partindo de quatro trabalhos de minha autoria, esta pesquisa reflete sobre como eles existem em diálogo com convenções e modos de uso pré-existentes e estabelece paralelos entre o meu processo de criação em arte e as características de um jogo 4 como definido por Caillois (2001) 4, através de autores como Nguyen (2020) e Souza (2016). Na primeira parte do texto, me detenho sobre a execução de duas intervenções urbanas e a sua capacidade de deslocar modos de uso do espaço. Num segundo momento, r ...
Partindo de quatro trabalhos de minha autoria, esta pesquisa reflete sobre como eles existem em diálogo com convenções e modos de uso pré-existentes e estabelece paralelos entre o meu processo de criação em arte e as características de um jogo 4 como definido por Caillois (2001) 4, através de autores como Nguyen (2020) e Souza (2016). Na primeira parte do texto, me detenho sobre a execução de duas intervenções urbanas e a sua capacidade de deslocar modos de uso do espaço. Num segundo momento, reflito sobre proposições de arte participativa tendo a agência enquanto mídia de relação com o público. Na terceira parte, apresento as relações de um trabalho com aspectos de um jogo, desde sua produção a partir de um enunciado até sua apresentação de forma a ser manuseado pelo público. Por fim, traço, entre os trabalhos apresentados, uma operação em comum de suspensão temporária de convenções e modos de uso através de métodos análogos aos dos jogos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (729)
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