Arte e Jogo : novos modos temporários de uso
Fecha
2025Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Partindo de quatro trabalhos de minha autoria, esta pesquisa reflete sobre como eles existem em diálogo com convenções e modos de uso pré-existentes e estabelece paralelos entre o meu processo de criação em arte e as características de um jogo 4 como definido por Caillois (2001) 4, através de autores como Nguyen (2020) e Souza (2016). Na primeira parte do texto, me detenho sobre a execução de duas intervenções urbanas e a sua capacidade de deslocar modos de uso do espaço. Num segundo momento, r ...
Partindo de quatro trabalhos de minha autoria, esta pesquisa reflete sobre como eles existem em diálogo com convenções e modos de uso pré-existentes e estabelece paralelos entre o meu processo de criação em arte e as características de um jogo 4 como definido por Caillois (2001) 4, através de autores como Nguyen (2020) e Souza (2016). Na primeira parte do texto, me detenho sobre a execução de duas intervenções urbanas e a sua capacidade de deslocar modos de uso do espaço. Num segundo momento, reflito sobre proposições de arte participativa tendo a agência enquanto mídia de relação com o público. Na terceira parte, apresento as relações de um trabalho com aspectos de um jogo, desde sua produção a partir de um enunciado até sua apresentação de forma a ser manuseado pelo público. Por fim, traço, entre os trabalhos apresentados, uma operação em comum de suspensão temporária de convenções e modos de uso através de métodos análogos aos dos jogos. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Bacharelado.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (40280)Tesinas Artes Visuales (729)
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