Show simple item record

dc.contributor.advisorLeites, Bruno Bueno Pintopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Eduardo Teixeira dapt_BR
dc.date.accessioned2025-08-07T08:01:06Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/294786pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga como a telenovela Pantanal (2022) se apropria de características do Realismo Fantástico, do Realismo Mágico e do Realismo Maravilhoso e de que forma a relação humano-animal catalisa a expressão desses gêneros na telenovela. Foi realizada uma revisão teórica dos três gêneros literários supracitados com base nos autores Tzvetan Todorov, Irlemar Chiampi e Alejo Carpentier. Sobre a relação humano-animal na telenovela, adentramos em um campo de pesquisa intitulado Animal Studies, a partir dos teóricos Gilles Deleuze e Félix Guattari, Juliana Fausto e Maria Esther Maciel. A seleção do corpus da pesquisa foi realizada a partir de uma triagem dos 167 capítulos de Pantanal (2022) com o objetivo de identificar sequências que apresentassem fenômenos insólitos atrelados a algum tipo de relação humano-animal. Para realizar as análises das sequências selecionadas, foram observados elementos narrativos, visuais e sonoros com base em três eixos temáticos: “O Devir-animal de Juma”; “Juma e o Realismo Maravilhoso, Realismo Fantástico e Realismo Mágico"; e “A Cosmologia de Pantanal”. As análises evidenciaram que o Realismo Maravilhoso é o gênero mais adequado para caracterizar Pantanal (2022) por, entre outras características, integrar elementos dos povos ameríndios à natureza brasileira e abordar a relação humano-animal propondo um universo onde ambas as existências se entrelaçam.pt_BR
dc.description.abstractThis research investigates how the telenovela Pantanal (2022) appropriates characteristics of Fantastic Realism, Magical Realism and Marvelous Realism and how the human-animal relationship catalyzes the expression of these genres in the telenovela. We carried out a theoretical review of the three aforementioned literary genres based on the authors Tzvetan Todorov, Irlemar Chiampi and Alejo Carpentier. Regarding the human-animal relationship in the telenovela, we entered a field of research called Animal Studies, based on theorists Gilles Deleuze and Félix Guattari, Juliana Fausto and Maria Esther Maciel. The selection of the research corpus was carried out based on a screening of the 167 chapters of Pantanal (2022) with the aim of identifying sequences that presented unusual phenomena linked to some type of humananimal relationship. To analyze the selected sequences, narrative, visual and sound elements were observed based on three thematic axes: “The Becoming-Animal of Juma”; “Juma and Marvelous Realism, Fantastic Realism and Magical Realism”; and “The Cosmology of Pantanal”. The analyses showed that Marvelous Realism is the most appropriate genre to characterize Pantanal (2022) because, among other characteristics, it integrates elements of Indigenous peoples of the Americas into Brazilian nature and addresses the human-animal relationship, proposing a universe where both existences are intertwined.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWonderful realismen
dc.subjectTelenovela : Brasilpt_BR
dc.subjectRealismo fantásticopt_BR
dc.subjectBecoming-animalen
dc.subjectAnimal studiesen
dc.titleDevir-animal e realismo maravilhoso na fronteira entre o humano e o não-humano na telenovela Pantanal (2022)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001290153pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record