Estudantes de primeira geração : um estudo sobre vivências acadêmicas
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
OBJETIVOS: Os objetivos centrais deste estudo são dois: a) Investigar a relação entre “ser estudante de primeira geração” e as variáveis raça, renda familiar e status de trabalho. b) Verificar exploratoriamente se há diferenças entre estudantes universitários de primeira geração e os demais estudantes (em início de curso) em um conjunto de variáveis relacionadas à experiência universitária, testando possíveis interações com as variáveis raça, renda familiar e status de trabalho. MÉTODOS: A amos ...
OBJETIVOS: Os objetivos centrais deste estudo são dois: a) Investigar a relação entre “ser estudante de primeira geração” e as variáveis raça, renda familiar e status de trabalho. b) Verificar exploratoriamente se há diferenças entre estudantes universitários de primeira geração e os demais estudantes (em início de curso) em um conjunto de variáveis relacionadas à experiência universitária, testando possíveis interações com as variáveis raça, renda familiar e status de trabalho. MÉTODOS: A amostra deste estudo é constituída por um recorte de um banco de dados maior já utilizado em pesquisas anteriores e ao final foram incluídos neste dados referentes a 706 estudantes. Para investigar a associação entre o status de primeira geração e as variáveis raça, renda e status de trabalho, foram empregados testes de associação qui-quadrado e para examinar as diferenças nos escores das variáveis-alvo, foram realizadas análises de variância 2x2. RESULTADOS: Foram evidenciadas interações significativas entre status de primeira geração e raça quanto a certeza de escolha profissional e sobre à percepção de dificuldades acadêmicas, onde verificou-se um efeito principal significativo do status de primeira geração e renda. CONCLUSÕES: Foi evidenciada a necessidade de investigar como o status de ser estudante de primeira geração se relaciona com outras variáveis externas às instituições, tais como o nível socioeconômico, o status de trabalho e a raça, as quais também podem ter impacto na experiência acadêmica. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Psicologia.
Coleções
-
TCC Psicologia (459)
Este item está licenciado na Creative Commons License
