Mostrar el registro sencillo del ítem
Estudantes de primeira geração : um estudo sobre vivências acadêmicas
dc.contributor.advisor | Teixeira, Marco Antonio Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Azevedo, Arachele Gabriele Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-08-06T06:57:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/294770 | pt_BR |
dc.description.abstract | OBJETIVOS: Os objetivos centrais deste estudo são dois: a) Investigar a relação entre “ser estudante de primeira geração” e as variáveis raça, renda familiar e status de trabalho. b) Verificar exploratoriamente se há diferenças entre estudantes universitários de primeira geração e os demais estudantes (em início de curso) em um conjunto de variáveis relacionadas à experiência universitária, testando possíveis interações com as variáveis raça, renda familiar e status de trabalho. MÉTODOS: A amostra deste estudo é constituída por um recorte de um banco de dados maior já utilizado em pesquisas anteriores e ao final foram incluídos neste dados referentes a 706 estudantes. Para investigar a associação entre o status de primeira geração e as variáveis raça, renda e status de trabalho, foram empregados testes de associação qui-quadrado e para examinar as diferenças nos escores das variáveis-alvo, foram realizadas análises de variância 2x2. RESULTADOS: Foram evidenciadas interações significativas entre status de primeira geração e raça quanto a certeza de escolha profissional e sobre à percepção de dificuldades acadêmicas, onde verificou-se um efeito principal significativo do status de primeira geração e renda. CONCLUSÕES: Foi evidenciada a necessidade de investigar como o status de ser estudante de primeira geração se relaciona com outras variáveis externas às instituições, tais como o nível socioeconômico, o status de trabalho e a raça, as quais também podem ter impacto na experiência acadêmica. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject | Fatores socioeconômicos | pt_BR |
dc.subject | Vivências | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.title | Estudantes de primeira geração : um estudo sobre vivências acadêmicas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001200803 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Psicologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

-
Tesinas de Curso de Grado (39251)Tesinas Psicología (459)