A literatura gaúcha de pós-22 : (reflexões a partir da crítica do Caderno de Sábado)
Visualizar/abrir
Data
1978Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Resumo
No decorrer dos tempos, a crítica literária tem apresentado um contínuo movimento ondulatório, em que se sobressaem as atitudes críticas de algum modo ligadas à herança de Aristóteles ou Platão. No Brasil, as críticas também se desenrolaram em torno desses aspectos maiores, desdobrando-se, na atualidade, em três espécies de manifestações, quais sejam a crítica esteticista, a crítica histórico-sociológica e a crtítica estruturalista. Essas conceituações, de tal modo formuladas, são mais evidente ...
No decorrer dos tempos, a crítica literária tem apresentado um contínuo movimento ondulatório, em que se sobressaem as atitudes críticas de algum modo ligadas à herança de Aristóteles ou Platão. No Brasil, as críticas também se desenrolaram em torno desses aspectos maiores, desdobrando-se, na atualidade, em três espécies de manifestações, quais sejam a crítica esteticista, a crítica histórico-sociológica e a crtítica estruturalista. Essas conceituações, de tal modo formuladas, são mais evidentes na chamada "crítica universitária" ou "erudita". Na crítica de jornal, também conhecida como "de movimento", as caracterizações específicas de certo modo se diluem, terminando por se estabelecer o posicionamento do crítico apenas através de traços mais gerais. Localizando na crítica rio-grandense algumas posições, levantamos, por meio do estudo realizado através desses elementos, as marcas essenciais de certos autores de poesia e ficção, em nossa literatura, no período posterior ao movimento Modernista de 22. Assim, constatamos, no âmbito da poesia, uma concepção do homem em três dimensionamentos: o particular, o social e o telúrico. Do mesmo modo, no plano da ficção foram observadas também três grandes dimensões na visualização do homem comum: o momento histórico-social da região da região no passado; a adaptação do homem diante das transformações sociais e a perspectiva intimista do homem. Por outro lado, detectamos certas particularidades que, em ambos os níveis estudados, foram localizadas no campo da manifestação crítica do autor sobre a situação retratada, sobre a sociedade, sobre o sistema. E ainda, como constante especial da poética, determinou-se a ligação com o elemento telúrico. Diante de tais evidências e dos posicionamentos dos autores estudados, a direção de nossa poesia, como de nossa ficção, pôde ser assinalada como nitidamente fixada no homem comum e na sua condição social, humana, regional. ...
Abstract
Literary criticism has showed through the years, a continual fluctuation movement in which surpass the crítiC attitudes somehow tied to Aristotle or Plato inheritance. In Brazil the criticism also developed around these greater aspects actually unfolding in three different groups: the esthetical criticism, the historical and sociological criticism and the structuralism. These concepts as formulated here, are more evident in the called "universitary" or "erudit" criticism. On journal criticism, ...
Literary criticism has showed through the years, a continual fluctuation movement in which surpass the crítiC attitudes somehow tied to Aristotle or Plato inheritance. In Brazil the criticism also developed around these greater aspects actually unfolding in three different groups: the esthetical criticism, the historical and sociological criticism and the structuralism. These concepts as formulated here, are more evident in the called "universitary" or "erudit" criticism. On journal criticism, also known as "movement criticism", the specific characterizations somehow dissolve themselves and we can only establish the critic position through general traces. By localizing some critical position in Rio Grande do Sul, we pick up, through the study of these elements, the essencial signs of some poetry and fiction authors of our literature, during the period that came after the Modern Movement of 1922. So, we comprobated in the ambit of poetry a conception of man in three dimensions: the particular, the social and man through the feeling of earth. The same way in the level of fiction we observed three dimensions too in a visualization of common man:the historical and social moment of the region in the past; the adaptation of man before social mutations and an intimate view of man. On the other side we detected some parti cularities which were localized, both levels we had studied, on a critical manifestation of the author about the situation he drew, about the society, about the system. Besides, as a special element of poetry, we determined the connection with the feeling of earth. Before these evidences and before the position of the authors we had studied, the direction of our poetry as the direction of our fiction, could be signed as neatnessly fixed on common man and his social, human and sectional condition. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (3020)Letras (1857)
Este item está licenciado na Creative Commons License
