As discursividades sobre a inclusão escolar nos cursos de licenciatura em Educação do Campo no Rio Grande do Sul
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Tipo
Outro título
Discourses about school inclusion in teaching courses in Rural Education in the state of Rio Grande do Sul
Assunto
Resumo
O presente texto tem como objetivo apontar como a inclusão escolar é abordada em cursos de licenciatura em Educação do Campo no estado do Rio Grande do Sul, problematizando os efeitos no processo de formação docente na Educação Básica. Como metodologia, realizou-se uma análise documental dos Projetos Políticos dos referidos cursos. Sob uma perspectiva foucaultiana, utilizou-se o conceito de discurso para identificar alguns enunciados nos referidos Projetos por meio das ementas das disciplinas v ...
O presente texto tem como objetivo apontar como a inclusão escolar é abordada em cursos de licenciatura em Educação do Campo no estado do Rio Grande do Sul, problematizando os efeitos no processo de formação docente na Educação Básica. Como metodologia, realizou-se uma análise documental dos Projetos Políticos dos referidos cursos. Sob uma perspectiva foucaultiana, utilizou-se o conceito de discurso para identificar alguns enunciados nos referidos Projetos por meio das ementas das disciplinas voltadas ao tema da inclusão. Observou-se que essa temática aparece vinculada às áreas da Educação Especial e Inclusiva, sendo necessário considerar a interface com a Educação do Campo. ...
Abstract
This text aims to show how school inclusion has been addressed in teaching courses in Rural Education in the state of Rio Grande do Sul, by problematizing its effects on teacher education in Basic Education. As a methodology, a documentary analysis of the Political Projects of the courses was carried out. From a Foucauldian perspective, the concept of discourse was used to identify some utterances in those Projects considering the syllabi of disciplines focused on the theme of inclusion. It was ...
This text aims to show how school inclusion has been addressed in teaching courses in Rural Education in the state of Rio Grande do Sul, by problematizing its effects on teacher education in Basic Education. As a methodology, a documentary analysis of the Political Projects of the courses was carried out. From a Foucauldian perspective, the concept of discourse was used to identify some utterances in those Projects considering the syllabi of disciplines focused on the theme of inclusion. It was observed that this theme appears linked to the areas of Special and Inclusive Education, and it is necessary to consider its interface with Rural Education. ...
Contido em
Revista cocar. N. 21 (2023), edição especial, 20 p.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (44386)Ciências Humanas (7695)
Este item está licenciado na Creative Commons License


